Nomeados pelo Papa

Arquidioceses de São Paulo e Manaus acolhem novos bispos

Padre Luiz Carlos Dias foi nomeado como bispo auxiliar de São Paulo; em Manaus, padre José Albuquerque de Araújo assumirá a mesma função

Da Redação, com CNBB

O Papa Francisco nomeou como bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo padre Luiz Carlos Dias. Para a arquidiocese de Manaus, o nomeado foi o padre José Albuquerque de Araújo, que ocupa a função de reitor do Seminário Maior de Manaus. Ambas as nomeações foram anunciadas nesta quarta-feira, 16, pelo Vaticano.

Padre Luiz Carlos (esq.) e padre José Albuquerque / Foto: Montagem-CNBB

Padre Luiz Carlos (esq.) e padre José Albuquerque / Foto: Montagem-CNBB

Atualmente, padre Luiz é membro do secretariado-geral da CNBB e do clero da diocese de São João da Boa Vista. Natural de Caconde (SP), padre Luiz Carlos Dias nasceu em 16 de setembro de 1964. Foi ordenado diácono em 1989 e sacerdote em 5 de abril de 1991, por Dom Tomás Vaqueiro.

Cursou Filosofia e Teologia no Centro de Estudos da arquidiocese de Ribeirão Preto (CEARP). É mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, com formação em Ética Social na Adveniat, Alemanha.

Na diocese de São João da Boa Vista, coordenou a Pastoral missionária diocesana e foi membro do Conselho de Presbíteros. No período de 2010 a 2015, exerceu o cargo de secretário-executivo das Campanhas da Fraternidade e da Evangelização, na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília.

Padre José de Araújo

Padre José é natural de Manaus (AM). Nasceu no dia 17 de junho de 1968. Recebeu a ordenação diaconal em 1995 e sacerdotal no dia 4 de agosto de 1996, por Dom Luís Soares Vieira.

Cursou Filosofia e Teologia no Centro de Estudos do Comportamento Humano. É mestre em Teologia Dogmática com especialização em Liturgia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, com pós-graduado em Gestão Educacional.

Desde 1998, ele atua como docente no Curso de Teologia nas disciplinas de Liturgia e Sacramentos, História da Igreja e Ministérios, no Instituto de Teologia Pastoral e Ensino Superior da Amazônia (Itepes), instituição na qual foi diretor de Estudos de 2006 a 2010. Exerceu a função de presbítero de apoio nas paróquias Santa Luzia, São Lázaro, Coração Imaculado de Maria, São Francisco de Assis e ainda, pároco da Catedral Nossa Senhora da Conceição.

Foi membro da Comissão de Arte Sacra (2005 a 2008); reitor da igreja Sagrada Família do Tarumã, em 2014; é assistente Eclesiástico dos Movimentos de Equipes de Nossa Senhora e Movimento Serra; membro da Equipe dos Formadores do Propedêutico e Diaconato Permanente desde 2015; vigário da área Missionária Santa Maria Gorette. Também atuou como vice-reitor do Seminário São José, de 1998 a 2010.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo