Buscas

Após fortes temporais, Defesa Civil procura por desaparecidos em BH

Urucânia, Piedade de Ponte Nova e Santa Cruz do Escalvado estão entre as cidades sob vigilância  da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de MG

Da redação, com Agência Brasil

O mau tempo em Minas Gerais causou estragos e o desaparecimento de diversas pessoas / Foto: Divulgação/Defesa Civil de Belo Horizonte

O Corpo de Bombeiros do estado de Minas Gerais continuou nesta segunda-feira, 5, a busca por desaparecidos por conta dos fortes temporais que acometeram o Triângulo Mineiro nos últimos dias. Urucânia, Piedade de Ponte Nova, Santa Cruz do Escalvado e outros municípios da região da Zona da Mata estão sob atenção da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais.

Em Urucânia, segundo dados da Defesa Civil, há quatro pessoas desaparecidas por conta das fortes enxurradas e deslizamentos de terra em áreas de encostas. No Sítio Parada Paulista, localizado na zona rural do município, uma mulher e duas crianças teriam sido arrastadas pela força das águas. Já em Usina de Jatiboca testemunhas informaram que um trabalhador rural está desaparecido. A prefeitura está contabilizando os danos e prejuízos.

Em Rio Casca, as equipes informaram que não há desabrigados e desalojados na área urbana. Na zona rural, porém, a comunidade de Vista Alegre está isolada e equipes do Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros já se deslocaram até a comunidade com embarcações levando água e materiais de ajuda humanitária. O nível do rio, que chegou ontem a aproximadamente 2,1 metros, está baixando.

Já em Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte, um homem está desaparecido desde domingo, 3, após uma forte enxurrada.

O período chuvoso no estado mineiro começou em outubro. De lá para cá, cinco pessoas morreram por conta das fortes chuvas, duas delas nos primeiros dias de dezembro. Sete municípios já decretaram situação de emergência por causa das chuvas: Buritizeiro, Cristina, Jaboticatubas, Tombos, Congonhas, Novo Cruzeiro e Ribeirão das Neves.

O arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu uma missa neste domingo, 3, na cidade de Caeté, para arrecadar mantimentos para as vítimas destes temporais.

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, informou que aguarda informações sobre a real situação dos municípios mineiros para que o governo federal decrete situação de calamidade na região.

Tempo instável

Segundo a Defesa Civil, em todas as regiões mineiras o dia será de tempo nublado com chuvas a qualquer hora. Existe possibilidade de chuvas significativas e volumosas, especialmente no centro-leste mineiro. As temperaturas, por outro lado, permaneceram estáveis.

Devido ao grande volume de chuva nos últimos dias, diversas regiões estão sob estado de atenção para ocorrência de deslizamentos e alagamentos por conta da água acumulada no solo e transbordamento de córregos/rios.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo