Serviço comunicacional da Igreja

Abertas as inscrições para o 6º Encontro Nacional da Pascom

Evento promovido pela CNBB acontecerá de 19 a 22 de julho deste ano, e tem como tema “Comunicação e Igreja”

Da redação, com CNBB

/Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para o 6º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom), que acontecerá em Aparecida (SP) de 19 a 22 de julho. Com o tema “Comunicação e Igreja”, o evento que está sendo promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), evidenciará o que é específico do serviço comunicacional da Igreja.

O encontro terá quatro conferências, dois painéis e cinco seminários que visam promover integração e partilha de experiências entre personalidades e estudiosos do setor de comunicação, bispos, sacerdotes, religiosos e os leigos agentes da Pascom de todo o Brasil. O assessor da Comissão para a Comunicação da CNBB, padre Antônio Xavier, conta que na programação acontecem também lançamentos de livros, noite cultural e celebrações eucarísticas, além da cerimônia de entrega dos Prêmios de Comunicação da CNBB.

O arcebispo de Diamantina (MG) e presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB, Dom Darci, explicou que o formato do evento contribuirá para a formação dos agentes da Pascom no serviço que prestam às comunidades, além da consolidação da Pastoral. O encontro, de acordo com Dom Darci, tem dimensão de festa, e transparecerá a alegria de tantos, em sua maioria jovens, que estão comprometidos como voluntários na comunicação da Igreja.

As inscrições para o 6º Encontro Nacional da Pascom podem ser realizadas pelo site www.encontronacionaldapascom.com.br.

Leia também
.: Dom Darci avalia 5º Encontro da Pascom: “um passo importante”
.: “Sair” pelo mundo digital, recomenda o Papa à Pascom do Brasil
.: “Comunicação é, na verdade, testemunhar”, afirma Dom Darci

Programação

O 6º Encontro Nacional da Pascom terá início na noite do dia 19 de julho, quinta-feira, com a cerimônia de abertura e a primeira conferência: “O caminho da comunicação na Igreja”, conduzida pela irmã Joana Puntel, que é doutora em Comunicação.

Na sexta-feira, os participantes contarão na parte da manhã com a conferência do jornalista Ricardo Alvarenga sobre “A vivência comunicacional na Igreja na América Latina” e o painel “Leitura crítica da mídia em tempos de Fake News – A Rádio como instrumento de evangelização e integração da comunidade”, com Elson Faxina e Jessé Barbosa. Em seguida, haverá plenária e momento dos regionais.

O período da tarde será reservado para seminários e terá na sequência a noite cultural com a Cerimônia de Entrega dos Prêmios de Comunicação da CNBB, em sua 51ª edição.

No sábado, haverá Celebração Eucarística e a conferência “Uma Pastoral para a Comunicação” conduzida pelo bispo auxiliar de Porto Alegre (RS), Dom Leomar Brustolin, e um painel sobre “Perspectivas sobre a comunicação católica no Brasil” com Moisés Sbardelotto e o assessor de Imprensa da CNBB, padre Rafael Vieira. Também neste terceiro dia de encontro, o período da manhã será encerrado com plenária e momento dos regionais. O período da tarde seguirá com Seminários e lançamento de livros.

Já no domingo, as últimas atividades do encontro da Pascom serão a Celebração Eucarística no Santuário de Aparecida, a Conferência “A Igreja e o período eleitoral: orientações pastorais” — conduzida pelo assessor político da CNBB, padre Paulo Renato de Campos —, momento dos regionais e a cerimônia de encerramento.

Seminários

Vários seminários serão oferecidos durante o 6º Encontro Nacional da Pascom. Especialistas e profissionais que atuam nos âmbitos acadêmicos, eclesial e comercial conduzirão exposições sobre educomunicação, fotografia religiosa, implantação da Pastoral da Comunicação, Assessoria de Imprensa e Pascom, presença do padre nas redes sociais digitais, planejamento da comunicação, entre outras temáticas relacionadas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo