Veracidade da infrormação

Mons.Viganò aborda combate a "fake news" em encontro sobre jornalismo

Prefeito da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé acredita que o rádio ocupa papel importante no combate às “fake news”

Da redação, com Rádio Vaticano 

As “fake news”, em tradução livre, notícias falsas, foram um tema abordado na palestra do Prefeito da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé, Mons. Dario Edoardo Viganò, em encontro sobre jornalismo nesta quinta-feira, 28, em Milão. Para o sacerdote, os usuários das redes sociais devem recuperar o senso crítico e ter o cuidado de ler com atenção a informação que está sendo ali veiculada.

A credibilidade do rádio entre os jovens é vista pelo monsenhor como um potencial estratégico diante das “fake news” no atual ambiente digital. Segundo Mons. Viganó, o mecanismo do jornalismo de verificar fontes, deve ser aderido também pelo público, antes da propagação de conteúdos duvidosos.

“Os jornalistas da mídia vaticana estão acostumados a verificar escrupulosamente as fontes e o objetivo agora é projetar esta abordagem no âmbito da reforma das comunicações promovida pelo Papa Francisco, aplicando-a aos novos modelos multimídia”, disse Mons. Viganò. 

Em agosto deste ano, Monsenhor Dario Viganò esteve no Brasil palestrando na 10ª edição do Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), promovido pela CNBB, que teve o tema “fake news” entre as principais abordagens.

Leia também
.: Redes sociais: o perigo das notícias falsas que circulam 

.: Facebook e Twitter se juntam a rede para combater notícias falsas

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo