Evento no Rio de Janeiro

A Igreja perde seu tempo quando não evangeliza, diz cardeal

Em evento sobre evangelização nas metrópoles no Rio de Janeiro, cardeal espanhol afirma que a Igreja perde seu tempo quando não cumpre sua missão de evangelizar

Da redação, com Arquidiocese do Rio

O primeiro encontro sobre “Grandes cidades: desafios para a unidade e a paz”, foi realizado na segunda-feira, 24, no Centro de Estudos e Formação do Sumaré, no Rio Comprido. Durante todo o dia, o cardeal espanhol Lluís Martínez Sistach, de Barcelona, bem como outros bispos apresentaram suas colocações sobre o tema.

Para cerca de 40 bispos de grandes metrópoles brasileiras, o Cardeal Sistach reforçou que a missão da Igreja é interpelada a evangelizar, em  anunciar Jesus até os extremos confins da terra como ‘um aspecto essencial’ da vida cristã.

“Barcelona é uma área metropolitana com 5 milhões de habitantes, o que é pouco se comparado com o Brasil e países da América do Sul. Mas são concentrações urbanas importantes e temos que fazer uma troca de mentalidade pastoral de uma visão rural para uma Igreja que está na cidade, em área urbana. Não é fácil. Estamos fazendo o possível, estando presente em todas as partes”, afirmou.

O esforço pastoral está de acordo com a Conferência de Aparecida e com o Evangelii Gaudium – lembrou o cardeal espanhol – afirmando que os documentos tem o pensamento do Cardeal Bergoglio, e depois, do bispo de Roma, o Papa Francisco.

“O Papa Francisco tem projetado hoje para a Igreja o que a Conferência de Aparecida direcionou para a América Latina. A Igreja tem que amar, seja nas grandes cidades, nas pequenas, ou no mundo rural. A missão da Igreja é para Evangelizar. Se não estiver fazendo isso, está perdendo tempo”, afirmou o Cardeal Sistach.

Visitas

No domingo, 23, o cardeal espanhol visitou a Paróquia Santa Rosa de Lima, em Jardim América.  Em seu primeiro dia de atividades na Cidade Maravilhosa Cardeal Sistach teve a experiência de conhecer algumas comunidades em situação de pobreza.

cardeal_visita_rio_de_janei

Cardeal Sistach visita comunidade do Rio de Janeiro Foto: Arquidiocese do Rio

Ao visitar as capelas da Paróquia Santa Rosa de Lima passou pelo Shopping Via Brasil, em Irajá, onde funciona a capela São João Paulo II, com forte trabalho na evangelização de jovens e lojistas. Logo após, seguiu para a capela São José Operário, na comunidade Beira Rio, onde são desenvolvidos trabalhos relacionados ao meio ambiente. Foi também até a capela Nossa Senhora Aparecida, na favela Ficap, onde conheceu a realidade da violência urbana e fez um momento de oração. A capela São João Batista, inserida em um contexto de pobreza extrema, também foi visitada pelo arcebispo de Barcelona, que fez questão de percorreu as ruas da comunidade e seus arredores.

Na conclusão da visita o Cardeal Sistach participou da Santa Missa em honra a Padroeira Santa Rosa de Lima, na Igreja Matriz, juntamente com o arcebispo do Rio, cardeal Orani João Tempesta.

O arcebispo de Barcelona ficará no Rio de Janeiro até o dia 26 de agosto.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo