Sinais dos tempos

'A escolha dos candidatos neste domingo se reveste de uma determi

 

Sinais do tempos 

 O mês de outubro começa cheio de esperanças! O mês das Missões traz para a recordação que a fé não tem fronteiras, e traz também a beleza de nossas celebrações nazarenas em Belém. Porém, esse início de mês passa pelas eleições majoritárias e proporcionais que ocorrem justamente no primeiro dia e domingo desse mês cheio de comemorações. Isso vem nos comprometer com a necessidade de, com responsabilidade, cumprirmos nossas obrigações de cidadãos para que continuemos com a liberdade e a alegria de uma vida onde os valores humanos são respeitados. O infeliz episódio de intolerância e o cerceamento da liberdade de expressão sofrido pela Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro, e a notícia do problema aéreo aqui na Região Norte nos dizem que devemos estar sempre muito bem preparados e também atentos aos sinais que estão ao nosso redor, para que possamos continuar nos encaminhamentos para a construção da civilização do amor. Os problemas não mandam avisos, são inesperados! Os responsáveis pelas leis e suas aplicações serão por nós conduzidos a esses postos através de nossos votos que estão sendo digitados hoje nas urnas eletrônicas. Também aqui devemos estar atentos e cobrar dos nossos futuros governantes passos responsáveis para o bem de nosso povo. Por isso mesmo, a escolha dos candidatos neste domingo se reveste de uma determinação daquilo que queremos para o nosso futuro e que será determinado por nossa opinião que hoje se manifesta nas urnas. 

Mas, ao mesmo tempo, o futuro será também iluminado pela nossa missionariedade, e, nesse aspecto, o mês de outubro é riquíssimo, pois nos chama a vivermos o nosso discipulado como animados missionários do Reino de Deus no seguimento radical de Jesus Cristo. Os valores morais e éticos estão relacionados com a nossa formação crista e supõem de todos nós a coragem de colocarmos em prática, no dia a dia, o Evangelho que, tenho certeza, transforma a nossa vida e a vida do mundo.

 As belas tradições nazarenas de Belém estão para serem vividas nesta semana! Tempos que nos ajudam a ver a beleza de nossa vida e a religiosidade que herdamos de nossos antepassados e que procuramos atualizá-la traduzindo, com a nossa alegria, louvores e cânticos à cultura paraense, que contagia todos aqueles que por aqui passam. É nesse sentido que, assim como escolhemos os nossos representantes no legislativo e executivo e sofremos depois as conseqüências de nossas escolhas livres ou condicionadas, também o encaminhamento que damos à missão de cristão, que tem a responsabilidade de espalhar os valores do Evangelho em nossa convivência cotidiana, e ainda vemos que a nossa cultura traz em seu bojo todo um alicerce religioso que cabe a nós preservar e ajudar para que a justiça triunfe, é que nos colocamos atentos aos sinais dos tempos e procuramos fazer nossa parte na história que estamos construindo. Belém começa a ser inundada de pessoas que aqui vêm para celebrar conosco o Círio de Nazaré. As peregrinações pipocam em todos os cantos da cidade, e nesta semana estaremos fazendo acontecer a maior festa mariana do ocidente cristão. Vivamos esses momentos com um grande compromisso com o presente e o futuro de nossa pátria e estado, mas, principalmente, pela cultura cristã tão importante e necessária para que todos tenham vida e a tenham em abundância. Eleições, festa de N. Sra. de Nazaré e mês das Missões: eis acontecimentos hodiernos que influenciam nossas vidas no hoje e no amanhã! Cabe a nós decidirmos como fazer para não sermos surpreendidos pelo inesperado, mas estarmos sempre vigilantes e atentos para que entendamos os sinais que Deus coloca à nossa frente e fazermos nossa parte na história. Boas eleições, firmes compromissos missionários, e feliz Círio 2006! D. Orani João Tempesta, O. Cist.Arcebispo Metropolitano

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo