Volta às aulas

Dislexia pode ser maior causa da evasão escolar

Mais uma vez, a dor de cabeça dos pais pelo sofrimento no aprendizado do filho (a), pode não ter solução. Por trás disso, pode estar o inimigo oculto dessas crianças e adolescentes, os distúrbios de aprendizagem.

Dentre eles, a dislexia. Pesquisas internacionais realizadas pela International Dyslexia Association – IDA, apontam que 10% a 15% da população mundial é disléxica, e mais, estima-se que no Brasil cerca de 15 milhões de pessoas possuem algum tipo de necessidade especial.

Esta comprovado, que os objetivos, conteúdos, metodologias, organização, funcionamento e avaliação adotados pelas escolas não supre as dificuldades dos disléxicos. Eles têm como principais dificuldades em sala de aula, a linguagem e a escrita, a ortografia, a lentidão na aprendizagem da leitura, a disgrafia (letra feia); em decorar seqüências, como meses do ano, alfabeto e tabuada; troca de letras na escrita e ainda desatenção e dispersão, geralmente não conseguindo copiar trechos de livros e textos de lousas.

Estas pessoas não aprendem da maneira convencional, acarretando no abandono do ensino formal pelos fracassos na vida escolar, que geralmente culminam em complicações psicológicas.

Porém, o grande perigo é que o problema parece não ser evidente, quando analisado os dados da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, pois, segundo estatísticas cedidas pela mesma, no desempenho escolar do estado no ano de 2004, os aprovados são 78,3%, os reprovados 14,5% e os que abandonaram a escola 7,2%.

Os números apresentados condizem com a forma utilizada para aprovação e retenção aos alunos (as), pois só há retenção no sistema escolar por números excedentes de faltas, do mais, o aluno (a) é “ajudado”, de alguma maneira, para obter sua passagem de uma série para outra.

Portanto, o problema se maqueia perante a estatística com alto índice de aprovação. Além de não existir, conforme informações da Secretaria, um estudo que observe o motivo do abandono ou baixo rendimento escolar.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo