Brasília

Senado e Câmara celebram 16º Congresso Eucarístico Nacional

De Brasília, com Agência Senado

O Senado e a Câmara dos Deputados realizam sessão solene conjunta nesta sexta-feira (14), às 14h, para celebrar o jubileu de ouro da Arquidiocese de Brasília e o 16º Congresso Eucarístico Nacional. A sessão será realizada no Plenário do Senado.

Neste ano, a Arquidiocese de Brasília completou 50 anos, juntamente com a capital federal. Sua implantação foi comandada pelo então arcebispo de Goiânia, Dom Fernando Gomes dos Santos.

Na noite de 20 para 21 de abril de 1960, em missa solene celebrada pelo patriarca de Lisboa, Dom Manuel Gonçalves Cerejeira, e com a presença de autoridades como o presidente da República, Juscelino Kubitschek, a Arquidiocese de Brasília foi oficialmente inaugurada.

O primeiro arcebispo foi Dom José Newton de Almeida Baptista, até então arcebispo de Diamantina. Ele tomou posse no dia 21 de abril de 1960 e foi sucedido em 1984 por Dom José Freire Falcão – mais tarde feito cardeal. Dom Falcão foi sucedido em 2004 por Dom João Braz de Aviz, atual arcebispo metropolitano.

A Arquidiocese de Brasília abrange todo o território do Distrito Federal. De acordo com informações da Cúria Metropolitana, são 122 paróquias, 339 padres, 507 religiosos e religiosas e 69 diáconos permanentes.

Congresso Eucarístico Nacional

O 16º Congresso Eucarístico Nacional (CEN 2010), que também será comemorado durante a solenidade, começa hoje (13), às 19h, e se encerra no domingo (16), com a Santa Missa. A programação do evento envolverá atividades de reflexão e estudo sobre temas atuais e relevantes para a vivência do sacramento da Eucaristia, celebrações eucarísticas, adoração ao Santíssimo Sacramento e atividades culturais.

O evento deverá contar com a presença de cardeais, bispos, sacerdotes, religiosos, diáconos permanentes, membros de institutos de vida consagrada, leigos e representantes de todas as dioceses do país. A entrada para a maioria das atividades é franca. Somente os Simpósios Teológico e de Bioética, que acontecem no Centro de Convenções, serão restritos a um número determinado de vagas, com taxa de inscrição e programação específica.

As grandes celebrações eucarísticas acontecerão na Esplanada dos Ministérios. Outros eventos, também abertos ao público, terão lugar no Parque de Exposições da cidade e no complexo Cultural da República. A coordenação do CEN 2010 espera um público de cerca de 300 mil fiéis durante os três dias de atividades.

.: Acompanhe a cobertura do CEN 2010 no Twitter
.: Saiba mais sobre o CEN 2010

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo