Congresso Eucarístico

Homilia de Dom Geraldo Lyrio na Missa da Juventude

Missa da Juventude no XVI Congresso Eucarístico Nacional

Eminentíssimo senhor Cardeal Dom Cláudio Hummes, digníssimo Prefeito da Congregação para o Clero, enviado especial do Santo Padre Bento XVI a este Congresso Eucarístico; excelentíssimo senhor Núncio Apostólico Dom Lourenço Baldisseri; excelentíssimo e reverendíssimo senhor Dom João Bráz de Aviz, Arcebispo Metropolitano de Brasília; eminentíssimos senhores cardeais; excelentíssimo monsenhor Piero Marine, presidente do Comitê Internacional para os Congressos Eucarísticos. Amados irmãos no episcopado, prezados presbíteros e diáconos, caríssimos religiosos e religiosas, amados seminaristas e vocacionados, queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus, meus caríssimos irmãos jovens aqui presentes e os de todo o Brasil que se unem a nós nesta grande Celebração da Eucaristia.

.: Ouça homilia na íntegra

Eucaristia, pão da unidade dos discípulos missionários. Ao redor desta mesa, celebramos o mistério pascal de Cristo. Jesus se entrega ao Pai por nós no sacramento do sacrifício da cruz e se entrega a nós como alimento neste banquete da fraternidade.

Jesus Eucarístico é o pão que gera e simboliza a unidade dos seus discípulos, que na força deste alimento são enviados ao mundo como missionários do Evangelho. ‘Eucaristia pão da unidade dos discípulos missionários’.

No trecho do Evangelho a pouco proclamado, ouvimos a narração do emocionante diálogo do jovem que se aproxima de Jesus e lhe pergunta: “Bom mestre que devo fazer para conseguir a vida eterna? Também nós, aqui reunidos, dirigimos a Jesus a mesma pergunta: ‘Que devo eu fazer para conseguir a vida eterna?”

Irmãos e irmãs, em sua primeira carta cujo trecho ouvimos nesta celebração, São João nos aponta para o que se opõe a vida eterna. ‘Não ameis o mundo nem o que há no mundo, tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida não vem do Pai, mas sim do mundo. São João usa a palavra mundo para designar tudo aquilo que é mundano, isto é, tudo que se opõe a Jesus cristo, a sua mensagem e ao Reino por Ele instaurado.

Estas palavras de São João, hoje podem ser traduzidas por busca desenfreada do prazer, uso desregrado e banalização da sexualidade, consumo de drogas e abuso do álcool, adultério, prostituição, ações contra vida e outras formas de desrespeito ao próximo e violação de seus direitos e de sua dignidade. Orgulho, vaidade, corrupção, injustiça, exploração, discriminação, exclusão, enfim é quase interminável a lista de tudo aquilo que não vem do Pai e por isso, é prejudicial aos seus filhos e filhas. O mundo passa e sua concupiscência, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre, ensina-nos São João.

Diante de Jesus, Senhor e Mestre repetimos a pergunta do jovem: ‘Que devo fazer para conseguir a vida eterna?” A resposta de Jesus é clara e não deixa espaço para ambiguidades: “Se queres entrar na vida eterna guarda os mandamentos”. O jovem foi sincero e diz: “Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade”. Mas para ser verdadeiramente feliz a palavra fundamental, isto tornar-se discípulo seguidor de Jesus: “Se queres ser perfeito vai, vende tudo o que tens dá aos pobres e terás um tesouro no céu e vem e segue-me”.

O jovem jogou fora a grande chance de sua vida. A riqueza, o egoísmo, o fechamento aos pobres e a recusa à partilha não o deixaram se tornar discípulo e seguidor de Jesus. Meu irmão jovem, minha irmã jovem, não tenha medo de seguir Jesus, vale a pena deixar tudo e arriscar a própria vida para acolher o chamado de Jesus: segue-me.

Como sacerdote, religioso, religiosa, cristão leigo ou leiga atuante na Igreja e no mundo, coloquemo-nos no caminho de Jesus como seus fiéis discípulo e ardorosos missionários e digamos com toda a sinceridade do nosso coração: Eis me aqui Senhor, envia-me.

Quem deixa tudo para seguir Jesus, d’Ele recebe a promessa de grande recompensa: ‘Todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos ou irmãs, pai ou mãe, mulher, filhos, terra por amor de meu nome, receberá cem vezes mais e herdará a vida eterna”. Vale a pena tornar-se discípulo e missionário de Jesus. ‘Eis me aqui Senhor, envia-me‘.

Só se torna discípulo e missionário de Jesus quem faz a profunda experiência do encontro pessoal com Jesus Cristo vivo. Mas onde o podemos encontrar? Nós o encontramos na Palavra contida nas Sagradas Escrituras transmitida pela Igreja e autenticamente interpretada pelo magistério, assimilada na oração pessoal e comunitária, testemunhada na vivência cristã. Jesus está presente especialmente quando a sua Palavra é proclamada na celebração litúrgica, bem como, nas ricas expressões da autêntica piedade popular. Por isso nós clamamos: ‘Fica conosco Senhor!”

Jesus Cristo, está presente na Sagrada Liturgia, ensina-nos a Constituição sobre a Sagrada Liturgia do Concilio Ecumênico Vaticano II: Presente Ele está na Assembleia reunida em seu nome. E nós tantas vezes professamos: “Ele está no meio de nós!” Está presente nos ministros que agem em seu nome, no seu lugar, na sua pessoa, in persona Christi. Presente nos Sacramentos, presente especialmente na Santíssima Eucaristia, pois as espécies do pão e do vinho consagrados, tornam-se seu Corpo e Sangue: “Isto é o meu corpo entregue por vós, este é o cálice do meu sangue derramado por vós, diz o Senhor”.

Como nos ensinou o servo de Deus João Paulo II: “Na Eucaristia, se realiza de maneira sublime a Palavra de Jesus que diz: “Eu estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos”. Por isso clamamos: “Fica conosco Senhor!”

Encontramos Jesus Cristo na pessoa dos irmãos e irmãs, especialmente no menor. ‘Quem acolhe o menor a mim acolhe, diz Jesus’. No pobre, no excluído, no sofredor, no que se encontra caído a beira do caminho. Jesus nos diz: “O que fizeste ao menor dos meus irmãos a mim o fizeste.” Reconhecendo a presença de Jesus no próximo, especialmente no mais necessitado, nós clamamos: ‘Fica conosco Senhor‘.

Por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, imploramos a Deus que este congresso Eucarístico Nacional no Jubileu de ouro de Brasília e desta Arquidiocese, que este Congresso seja para todos nós oportunidade privilegiada de encontro com Jesus Cristo e seja a Eucaristia o pão da unidade dos discípulos missionários. ‘Fica conosco Senhor‘. Amém.

Transcrição: cancaonova.com

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo