Alunos de escolas públicas de todo o país estão participando da primeira etapa das Olimpíadas de matemática. Desde sua criação em 2005 mais de 47 milhões de jovens já passaram pelo teste.
A prova será aplicada nas escolas pelos próprios professores em todos os turnos de ensino. Nesta etapa, 17,3 milhões de alunos participam da olimpíada em 38.453 escolas públicas de todo o País. Os estudantes mais bem-sucedidos estarão classificados para a próxima etapa, em 20 de outubro.
"É mais do que participar. É incentivar o aluno sobre a importância da matemática no nosso dia a dia" comenta o coordenador regional da Olímpiada Brasileira de Matemática e Escolas Públicas (OBMEP) Elio Mega. Como prêmio para os melhores alunos do Brasil, serão oferecidas três mil bolsas de iniciação científica do CNPq e 1.110 medalhas de ouro, prata e bronze.
Além disso, os 127 professores que tiverem mais alunos premiados farão estágio de 15 dias no Impa (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada), no Rio de Janeiro.
Para os alunos esta olimpíada é um incentivo para se dedicar mais a matemática. "Nem todos os alunos gostam de matemática, mas participar de um evento como este é muito bom para o nosso aprendizado", comenta a aluna de 13 anos, Júlia Queiroz Belmonte.