Para além do Vaticano

Somando 24 viagens apostólicas, Bento XVI visitou cinco continentes

Europa, América, África, Oceania e Ásia receberam a visita do Papa Bento XVI durante seus quase 8 anos de pontificado

Julia Beck
Da redação, com colaboração de Denise Claro 

Papa Bento XVI durante viagem à Alemanha em 2006/ Foto: imago/photothek via Reuters

Durante seu pontificado, Papa Bento XVI realizou 24 viagens apostólicas em países de cinco continentes diferentes: Europa, América, África, Oceania e Ásia. A primeira viagem do pontificado de Ratzinger foi ao seu país natal, a Alemanha, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Colônia.

Na Europa, além da Alemanha (em que o Santo Padre esteve também em 2006), o Pontífice visitou a Polônia, em maio de 2006; a Espanha, em julho de 2006 – para a 5ª Conferência Mundial da Família; e a Turquia, em dezembro de 2006, quando encontrou-se com o Patriarca ecumênico Bartolomeu I.

Em 2007, Bento XVI esteve em dezembro na Áustria e discursou contra o aborto e a eutanásia, além de ter feito um apelo pedindo que a Europa redescobrisse suas raízes cristãs.

A França foi visitada por Ratzinger em setembro de 2008. No país, o Santo Padre presidiu a Santa Missa nos campos de Lourdes para 170 mil pessoas. No ano seguinte, 2009, no mês de setembro, Bento XVI visitou o Santuário do Menino Jesus de Praga e celebrou a Santa Missa para 100 mil pessoas na República Tcheca.

A visita a Malta, em abril de 2010, aconteceu por ocasião do 1950º aniversário do naufrágio de São Paulo apóstolo nos mares daquela região. Em maio daquele mesmo ano, o Papa visitou Lisboa e também Fátima, em Portugal, por ocasião do 10º aniversário de beatificação dos pastorinhos.

Também em 2010, Bento XVI visitou outros três países europeus: Chipre, Reino Unido e Espanha. Em Chipre, Bento XVI entrou o texto da Instrumentum laborisem em preparação para o Sínodo do Oriente Médio. No Reino Unido, visitou a Rainha Elizabeth e presidiu a beatificação do venerável Cardeal John Newman. E na Espanha, foi até Barcelona e também a Santiago de Compostela.

No ano seguinte, 2011, o Pontífice foi até a Croácia, em julho, por ocasião da Jornada Nacional da Famílias Católicas. Em agosto voltou a visitar a Espanha, dessa vez para participar da JMJ que aconteceu em Madri.

A Alemanha foi o último país europeu visitado por Bento XVI em seu pontificado. Nesta viagem, o Santo Padre encontrou-se com a comunidade hebraica de Berlim e visitou o Santuário Mariano de Etzelsbach.

América

Na América, o Brasil foi o primeiro país visitado pelo Papa Bento XVI. O Pontífice esteve na nação brasileira em maio de 2007 e abriu a 5ª Conferência Episcopal Latino-americana e canonizou o primeiro santo brasileiro, Frei Galvão.

Em abril 2008 esteve nos EUA para discursa na Organização das Nações Unidas (ONU). Na ocasião, fez uma visita à Casa Branca e ao local das Torres Gêmeas

México e Cuba foram os dois países visitados pelo Santo Padre em março de 2012-. No primeiro, Bento XVI participou da celebração dos 200 anos da independência do México. Em Cuba, encontrou-se com Fidel Castro.

Oceania

A Austrália, localizada na Oceania, recebeu o Papa Bento XVI em julho de 2008. O Pontífice esteve no país para a JMJ que aconteceu em Sydney. Naquela viagem, o Santo Padre encontrou-se com mais de 400 mil jovens.

África

No continente Africano, receberam a visita do Papa Bento XVI, em março de 2009, dois países: Camarões e Angola. A viagem contou com um importante discurso do Santo Padre que afirmou que o problema da Aids não poderia ser resolvido com distribuição de preservativos.

Em novembro de 2011, o Pontífice esteve em Benin e assinou, no país africano, a Exortação Apostólica Pós –Sinodal “Africae Munus”.

Ásia

Bento XVI visitou Israel em maio de 2009. Na nação asiática, rezou no Muro das Lamentações. Na sequência foi ainda até a Palestina e a Jordânia.

O Líbano, em setembro de 2012, foi o último país em que o Papa visitou na Ásia. Nesta viagem apostólica, o Pontífice entregou a Exortação Apostólica para o Oriente Médio e presidiu a Missa para milhares de pessoas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo