Os Missionários Redentoristas confirmaram na tarde de ontem, 14, a data da posse do novo reitor do Santuário Nacional, Padre Domingos Sávio da Silva, C.Ss.R.. A missa de posse será realizada no próximo dia 2 de fevereiro, às 18h, no Santuário Nacional.
O sacerdote assume a Reitoria, em substituição ao monsenhor José Darci Nicioli, nomeado pelo Santo Padre, bispo auxiliar da arquidiocese de Aparecida. A Ordenação Episcopal acontecerá no dia 3 de fevereiro, às 18h, também no Santuário Nacional de Aparecida.
Padre Domingos já integrava a Comunidade Redentorista que se dedica aos trabalhos Pastorais do Santuário Nacional desde o início de 2012. Atualmente, junto ao reitor interino padre Ferdinando Mancílio, têm se dedicado ao andamento das atividades do Santuário, junto ao administrador do Santuário padre Luiz Cláudio Alves de Macedo e aos prefeitos de Igreja, padre Valdivino Guimarães e Irmão João Batista de Viveiros.
Histórico
Padre Domingos Sávio da Silva, conhecido como padre Domingos, nasceu no dia 17 agosto de 1947, em Lorena. Ordenou-se diácono no dia 30 de novembro de 1974, aos 27 anos e foi ordenado padre no dia 29 de junho do ano seguinte, na Catedral de Lorena.
Formado bacharel em Filosofia pelo Instituto Redentorista de Estudos Superiores de São Paulo, e em Teologia, concluiu o mestrado em Sagrada Escritura pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma, na Itália. Neste mestrado, fez dois semestres na Universidade Hebraica de Jerusalém em Israel. É também doutor em Ciências da Religião com concentração em Bíblia pela Universidade Metodista de São Paulo.
Já exerceu o cargo de pároco por um ano, de vigário paroquial por 3 anos, por outros 3 anos atuou nas atividades pastorais do Santuário Nacional, além de ter coordenado o Noviciado Redentorista da Província de São Paulo por 7 anos, e o Pré-Noviciado no mesmo local por outros 2 anos. Em 2012, retornou à pastoral do Santuário em Aparecida.