A partir desta quinta-feira, 29, diversas paróquias e comunidades da Arquidiocese de Salvador (BA) prestam homenagens a Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Bahia. Dentre as comunidades está a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, que este ano celebra a festividade com o tema: "Nossa Senhora da Conceição da Praia nos ajuda a viver e a celebrar o Ano da Fé, proclamando Jesus Cristo, único Salvador do mundo".
As celebrações inciam-se hoje e conta com um novenário que segue até o dia 7 de dezembro.No dia 8, encerram-se as celebrações com Missa presidida por Dom Murilo Krieger, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil. Em seguida, procissão com a imagem da padroeira.
A crença na concepção virginal de Maria ocorre desde o início do Cristianismo e, no Brasil, desde o período Imperial, porém a devoção a Nossa Senhora da Conceição só foi instituída universalmente em 1476 pelo Papa Sisto IV.
De acordo com a Assessoria de Imprensa da Arquidiocese, na Bahia, a proclamação de Nossa Senhora da Conceição como Padroeira do Estado foi uma conquista de Dom Avelar Brandão Vilela, Arcebispo do período, que fez a proclamação em nome do Papa Paulo VI. “Que cada irmão, irmã, cada família, comunidade, que entrar na Basílica, nestes dias de festa, se sinta mergulhado no Coração de Maria e no Coração Sagrado de Jesus”.
O ponto alto das celebrações ocorre no dia 8, data em que o Papa Pio IX proclamou como verdade de fé, em 1854, o dogma da Imaculada Conceição de Maria.
Mais informações sobre a festividade estão disponíveis no site da arquidiocese: www.arquidiocesesalvador.org.br