A edição centra-se no período entre os meados do século XIX e a época da II Guerra Mundial (1939-1945). “É um acervo extremamente importante não só pelas próprias imagens – há belíssimos exemplos de fotógrafos que na sua maior parte são desconhecidos, muitos deles amadores – mas também pela sua importância histórica”, disse Sandra Phillips.
Na ocasião, também será lançado o livro “Cento immagini del XIX secolo dalla raccolta fotografica della Biblioteca Apostolica Vaticana” (Cem Imagens do Século XIX do Acervo Fotográfico da Biblioteca Apostólica do Vaticano), volume de 2010 com 183 páginas organizado por Anna Maria Voltan, do Gabinete de Imprensa da instituição, adiantou o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.
A Biblioteca do Vaticano, uma das mais antigas do mundo entre as que nunca deixaram de estar em atividade, possui milhares de fotografias, muitas enviadas ao Papa para manifestar apoio e carinho ou para mostrar obras realizadas ou testemunhar ataques cometidos contra as comunidades situadas longe do Vaticano. A coleção inclui imagens fora do comum, como um grupo de índios americanos, grandes projetos de construção de escolas e igrejas e aspectos da vida e paisagens do continente americano e asiático.