O Papa Bento XVI ganhou de presente oito colmeias com mais de 500 mil abelhas para a polinização e produção de mel (280 quilos por ano) para a Granja Pontifícia de Castel Gandolfo. Foi a associação italiana "Coldiretti", que reúne agricultores, a responsável pela iniciativa.
A Fundação “Campagna Amica” dará aos trabalhadores da “Azienda Agricola Vaticana” a assistência técnica necessária para o cuidados das abelhas e a produção de mel. A granja de Castel Gandolfo, considerada como modelo porque alia o caráter artesanal da produção com as tecnologías modernas, possui um setor agropecuário com 25 vacas leiteiras, 300 galinhas e 60 frangos. A fazenda também possui um antigo olival, do qual se obtém três mil litros de óleo por ano, um pomar de damascos e pêssegos e um viveiro de flores ornamentais.
Os membros da Coldiretti explicaram a importância das abelhas para o equilíbrio do planeta, ao ponto de que seu desaparecimento teria consequências desastrosas. Eles sublinharam que a alimentação humana depende em um terço dos cultivos polinizados pelos insetos, dos quais as abelhas representam 80%.