Pelo menos 89 pessoas morreram neste domingo, 21, em Joplin, no Estado norte-americano do Missouri, após a passagem de um dos tornados mais violentos da história local, disseram autoridades nesta segunda-feira, 22.
Equipes de resgate de toda a região trabalharam a noite toda na cidade de cerca de 50 mil habitantes em busca de mortos e feridos e para auxiliar os desabrigados.
Autoridades disseram que esperavam encontrar mais corpos com a luz do dia na segunda-feira à medida que reviram os escombros.
O tornado arrancou o telhado de um hospital com cerca de 180 pacientes e aproximadamente 2 mil edifícios foram destruídos.
"É uma tragédia significativa", disse Jay Nixon, governador do Missouri. "Estamos trabalhando a todo vapor. Temos que fazer uma busca completa para ter certeza de que se houver alguém vivo nos destroços vamos tirá-los."
O trajeto do tornado por Joplin foi estimado em 9,5 km de comprimento e 1 km de largura.
"A perda de vidas é inacreditável. Ainda estamos tentando encontrar pessoas. O quadro é bastante sombrio", disse Mike Woolston, prefeito de Joplin.
Um necrotério temporário foi montado na Universidade Missouri Southern State, e uma sala de concertos serve como abrigo para pessoas cujas casas e negócios foram devastados.