Celebração Eucarística de Agradecimento
pela Beatificação de João Paulo II
palavras iniciais do ex-secretário particular de João Paulo II
e atual Arcebispo de Cracóvia, Cardeal Stanislaw Dziwisz
Praça de São Pedro, segunda-feira, 2 de maio de 2011
Seja louvado Jesus Cristo!
"Mas que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que ele me deu?" (Sl 115, 3). As palavras do salmista, cheias de estupor e gratidão, tornam-se hoje as nossas palavras. O que retribuiremos ao Senhor pelo dom da Beatificação de JPII, Seu servo e pastor de Seu povo? Elevaremos o cálice da salvação e invocaremos o nome do senhor. Não encontramos outras palavras. O dom é demasiado grande para se conseguir expressar aquilo que sente toda a igreja, para expressar aquilo que sentem os nossos corações.
Eminência caríssima, em nome de todos os peregrinos, particularmente os da Polônia, reunidos hoje na Praça de São Pedro, agradeço por presidir essa celebração um dia após o acontecimento esperado que vivemos ontem nesta mesma Praça.
Pedimos-lhe que agradeça ao Santo Padre Bento XVI, que interpretando o sensus fidei do povo de Deus, declerou Beato o seu Predecessor, mantendo sempre viva a sua memória desde o momento do retorno à casa do Pai. O nosso reconhecimento ao Santo Padre pela decisão de abrir o processo de beatificação e canonização do Servo de Deus, por ter confirmado a heroicidade de suas virtudes e o milagre, escolhendo o Domingo da Divina Misericórdia como dia de sua Beatificação.
Estamos convencidos de que essa escolha reforçará ainda mais a fé dos discípulos de Cristo no Deus rico em Misericórdia. O Beato torna-se, assim, juntamente com Santa Faustina, o grande apóstolo desta verdade. Agradecemos também ao Santo padre pela belíssima celebração de ontem e pela homilia estupenda, um programa de vida para todos nós.
Eminência, assegurai ao santo Pàdre a nossa incessante oração por ele. Prometo uma especial oração no Santuário da Divina Misericórdia em Cracóvia. Em nome do episcopado polonês, juntamente com seu presidente e cardeias, agradeço a Santa Sé, especialmente a Congregação para as Causas dos Santos, por todo o empenho dedicado à Beatificação.
Agradeço ao Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, na pessoa de seu presidente, Cardeal Giovanni Lajolo, ao Cardeal Angelo Comastri, Arcipreste da Basílica Vaticana e a seus colaboradores, à Prefeitura da Casa Pontifícia e ao Departamento das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice.
Sobretudo, agradeço à Diocese de Roma, com seu Vigário, o Cardeal Agostino Vallini, e também ao Cardeal Camilo Ruini, que guiou o processo diocesano de Beatificação.
Expresso a nossa gratidão às autoridades da cidade de Roma, pela recepção e acolhimento de tantos peregrinos vindos nestes dias de todo o mundo à Cidade Eterna. Com o testemunho da vida de cada dia de João Paulo II, agradeço a Itália pela simpatia e cordialidade com a qual, durante muitos anos, acolheu o Papa que, vindo de um país distante, tornou-se, no entanto, de um país próximo.
Agradeço essa simpatia que acompanhou o Santo Padre no seu longo pontificdado. Vosso belíssimo país tornou-se para ele, como dizia, a segunda pátria. Obrigado, de coração, em nome do Beato João Paulo II, a quem veio hoje para agradecer ao Senhor e ao Santo Padre por esta estupenda e expecional Beatificação.
Obrigado a vós e a todos os Cardeais, ao Decano, Cardeal Angelo Sodano, aos Bispos celebrantes e aos sacerdotes, que se unem em oração de gratidão a Deus pelo dom recebido.