O sacerdote canadense André Lachapelle, membro da Foreign Mission Society (FMS- Sociedade de Missões Estrangeiras), que serviu no Japão durante 50 anos, encontra-se entre as vítimas fatais do tsunami que assolou o país no último dia 11.
Conforme informou a CTV News de Québec (Canadá), padre Lachapelle tinha 76 anos e faleceu devido ao "intenso movimento" do terremoto que lhe produziu um ataque cardíaco.
O superior geral da FMS, padre Guy Charbonneau, conta que o sacerdote "estava indo da Catedral de Sendai à sua paróquia, a 20 minutos em Shiogama, porque queria estar com [os fiéis]".
Padre Charbonneau disse ainda que os outros 10 membros da FMS no Japão estão salvos e trabalhando com seus paroquianos.
O presbítero morto foi ordenado na década de 50 na FMS e, em 1961, foi enviado ao Japão para desenvolver seu ministério pastoral, onde, atualmente, os católicos são minoria, ou seja, representam 1% da população, numa população de 120 milhões de pessoas.
Nos últimos 25 anos, ele também desempenhou a função de conselheiro em uma prisão local.
Um de seus amigos, padre Florent Vincent, comentou que o falecido sacerdote foi ao Japão "para ajudar as pessoas a serem livres, a encontrarem a felicidade".
"Acredito que está no céu e pode nos ver. Pode nos ajudar de lá, nos inspirar para fazer coisas boas pelas pessoas, ajudá-las", acrescentou.
Padre Lachapelle tinha quatro irmãos e uma irmã. Seu funeral será celebrado na FMS, nesta sexta-feira, 18, no Canadá.
Conforme assinalou o Jornal The Gazette de Montreal (Canadá), o sacerdote é a única vítima canadense desta tragédia.