A aquisição da nova unidade móvel (OB, na sigla em inglês, outside broadcasting) do Centro Televisivo Vaticano (CTV) para transmissões televisivas em alta definição (HD) foi apresentada na manhã desta terça-feira, 16, durante uma coletiva na Sala de Imprensa da Santa Sé.
O encontro teve como tema "novas tecnologias ao serviço das comunicações da Santa Sé" e contou com as participações do presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais e do Conselho de Administração do CTV, Dom Claudio Maria Celli; do diretor-geral do CTV, padre Federico Lombardi; do Cavaleiro Supremo dos Cavaleiros de Colombo, professor Carl Albert Anderson; e do presidente e Managing Director da Sony Itália, Gildas Pelliet.
Padre Lombardi explicou que o novo equipamento "representa certamente o maior investimento do CTV nos últimos anos e, quem sabe, em toda a sua história, […] que iniciou em 1983 por desejo de João Paulo II".
O diretor-geral disse que a missão do Centro Televisivo é assegurar o registro e transmissão das atividades do Santo Padre e outros acontecimentos importantes que acontecem no Vaticano, bem como constituir o arquivo de todas essas imagens, tanto para fins de documentação quanto para a produção de informativos, documentários. "Tudo isso, naturalmente, para servir à missão da Igreja, dando a conhecer a atividade e os ensinamentos do Papa", complementou.
O CTV realiza cerca de 200 retransmissões ao vivo por ano. A maior parte dos documentários de qualidade realizam-se em alta definição (HD) e os canais que transmitem com esse sistema são cada vez mais numerosos.
A evolução do CTV para esse sistema "era obrigatória. Não podíamos deixar de fazê-lo, pois, se não, a imagem do Papa nos últimos anos teria desaparecido gradualmente do mundo televisivo”.
O custo da aquisição foi coberto por três aportações: a da Sony, que ofereceu condições favoráveis de pagamento, a contribuição dos Cavaleiros de Colombo e os recursos adquiridos durante anos para esse fim pelo CTV, graças aos balanços anuais positivos, concluiu Lombardi.
Gildas Pelliet assinalou que a unidade móvel – um caminhão de 13,9 metros de extensão – está dividida em quatro áreas operativas: zona de áudio, sala de equipamentos, cabine primária, cabine secundária e câmeras. As videocâmeras possuem conexão de fibra ótica em alta definição.
Por fim, o Arcebispo Celli lembrou que a inauguração da OB acontece poucos dias após a renovação do layout e conteúdos do site Pope 2 you, gerenciado pelo Pontifício Conselho que preside.
Leia mais
.: TV Canção Nova inaugura Centro de Produção Digital
.: Outras notícias sobre TV Digital
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com