As eleições para Presidência da República só serão decididas no segundo turno, entre a candidata petista, Dilma Rousseff, que está com 46,53% dos votos e o candidato tucano José Serra, que tem 32,77% dos votos válidos, com 97,37% das urnas apuradas. Para que a corrida presidencial fosse decidida no primeiro turno, o candidato mais votado teria que obter 50% dos votos mais um. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não há mais chances matemáticas de Dilma se eleger no primeiro turno.
Marina surpreendeu
O fator surpresa desta eleição foi o crescimento da candidata verde, Marina Silva, na reta final do primeiro turno. Esse crescimento chegou a ser indicado pelas pesquisas nas últimas semanas e pode ter sido o principal fator da disputa presidencial ter ido para o segundo turno. Marina tem 19,55% dos votos válidos. Após as suspeitas de tráfico de influência na Casa Civil, envolvendo a ex-ministra Erenice Guerra e seus parentes, as pesquisas indicaram uma migração de votos de Dilma para Marina.
Desempenho de Serra
As pesquisas de intenção de votos, no entanto, não apontaram um percentual tão representativo para o candidato Serra. Seu desempenho nas urnas foi muito melhor do que o apontado pelas pesquisas.
Leia mais
.: Antônio Anastasia – PSDB se reelege governador de Minas Gerais
.: RJ reelege Sérgio Cabral PSDB – governador
.: Goiás terá 2º turno entre Marconi Perillo e Íris Rezende
.: Distrito Federal: Agnelo Queiroz e Weslian Roriz vão para 2º turno
.: Beto Richa – PMDB é o novo governador do Paraná
.: André Puccinelli – PMDB é reeleito governador do MS
.: Renato Casagrande é eleito governador do Espírito Santo
Veja também
.: Boca de urna indica segundo turno para eleições presidenciais
.: Urnas biométricas: 93% dos eleitores foram reconhecidos
.: TSE inicia apuração das votações
.: TSE registra mais de 1.600 ocorrências por crime eleitoral