"As religiões sejam cada vez mais instrumento de promoção da paz e da dignidade humana". Este é o apelo contido na mensagem do Papa Bento XVI enviada a Barcelona por ocasião da abertura do Encontro Internacional pela Paz organizado pela comunidade de Santo Egídio.
Na mensagem, assinada pelo Cardeal secretario de estado Tarcísio Bertone, o Papa recorda que "num tempo difícil de crises e de conflitos, as religiões são chamadas a realizar a sua vocação especial de serviço à paz e à convivência". "São as religiões que ajudam a sociedade inteira a promover a dignidade inviolável de cada ser humano".
Bento XVI salientou que, todos os povos, para viverem uma autêntica comunidade de irmãos e irmãs, precisam inspirar-se e apoiar-se no fundamento comum de valores espirituais e éticos". E recordou a todos os participantes do encontro que o serviço desinteressado pela paz exige da parte de todos os crentes o empenho iniludível prioritário da oração.
"É na oração que se aprende a linguagem da paz e do respeito, fortalecendo aquela semente de paz que o próprio Deus semeou no coração dos homens e constitui, para além das diferenças de raça, cultura e religião, o anélito mais profundo do ser humano. É na oração que se podem encontrar novas forças espirituais para não nos deixarmos vencer pelas dificuldades e pelas insidias do mal e para não nos desencorajarmos no caminho do diálogo. Aquele diálogo que afaste definitivamente as incompreensões e suspeitas e nos permita continuar a construir como irmãos e membros da mesma família humana o caminho da convivência harmônica", conclui a mensagem.
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com