Santa Sé

Papa cria exarcato apostólico sírio-malankarese nos Estados Unidos

Os fiéis de rito sírio-malankarese nos Estados Unidos agora possuem o seu próprio exarcato apostólico. O Vaticano anunciou nesta quarta-feira, 14, a decisão do Papa Bento XVI, que nomeou como primeiro exarca no país, o reverendo Thomas Naickamparampil, até então visitador apostólico dessa Igreja no Canadá e na Europa.

A comunidade dos católicos sírio-malankarese nos Estados Unidos é de aproximadamente 6 mil fiéis, entre eles, cerca de 800 famílias presentes nos estados de Illinois, Texas, Michigan, Florida, Nova York e District of Columbia (DC). Há também fiéis que vivem na província canadense de Ontário. O comunicado emitido pela Sala de Imprensa da Santa Sé nesta quarta-feira observa ainda que "se estima a presença de outros 4 mil membros e 200 famílias". Os sírios-malankarese nos Estados Unidos possuem 16 igrejas, nas quais 15 sacerdotes fazem o serviço pastoral.

Além disso, possuem também duas congregações: as Irmãs da Imitação de Cristo, nos estados de Nova York e Illinois, as Filhas de Maria, nos estados de Nova York, Pennsylvania, Califórnia e Michigan. Nas cidades de Houston, Dallas, Philadelphia e Washington está prevista abertura de outros conventos nos próximos meses.

Os sírio-malankarese são católicos da Índia, seguidores do rito fundado pelo apóstolo São Tomé no ano 52, quando o discípulo atuou como missionário na região. A Igreja Católica sírio-malankarese tem o nível de arcebispado maior.

A sede do novo exarcado nos Estados Unidos ficará em Nova York junto ao Centro Pastoral Mar Baselios. O exarcado desenvolve diversas missões de caridade, como orfanatos, hospitais, casa para os anciãos e doentes, centros de reabilitação; e de educação: seminário menor, centro pastoral e casa para os padres.

Biografia do novo exarca

Reverendo Thomas Naickamparampil nasceu em Mylapra, Índia, na arquieparquia de Trivandrum, no dia 6 de junho de 1961. Estudou Filosofia e Teologia em Jnanadeepa a Poona e em seguida obteve o doutorado em Filosofia em Roma. Foi ordenado sacerdote no dia 29 de dezembro de 1986, cobrindo funções como vice pároco e pároco em diversas comunidades, professor e decano de filosofia no Seminário Maior St. Mary's.

Atualmente é secretário geral do arcebispado maior da Igreja sírio-malankarese, relações públicas e coordenador para o diálogo inter-religioso e secretário do Conselho Presbiterial.

Fala malayalam (um dos 22 idiomas oficias da Índia), inglês, alemão, italiano, hindu e conhece o sírio, grego e francês.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com  

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo