A Suíça foi responsável pela maior surpresa da Copa do Mundo até agora ao bater a campeã europeia Espanha por 1 x 0 pelo Grupo H nesta quarta-feira, sua primeira vitória sobre os espanhóis em 19 jogos.
O gol dos suíços foi marcado aos sete minutos do segundo tempo por Gelson Fernandes, que ficou com a bola após uma disputa entre o goleiro Iker Casillas e Eren Derdiyok. A Espanha, apesar de todo seu talento, foi incapaz de encontrar uma brecha na parede de camisas brancas.
"Tentamos uma abordagem ortodoxa e heróica, mas não conseguimos chegar lá. Não era nosso dia. Dominamos quase toda a partida", disse o técnico espanhol Vicente del Bosque.
"Esta derrota significa que temos que vencer as outras duas partidas do grupo", acrescentou.
A Suíça divide a liderança do Grupo H com o Chile, que bateu Honduras por 1 x 0 também nesta quarta-feira.
A seleção da Suíça passou quatro jogos da Copa do Mundo de 2006 sem tomar gols e de novo não foi vazada. O último gol tomado pelo time em Mundiais foi na derrota de 3 x 0 para a Espanha em 1994.
Após um primeiro tempo nada memorável, os suíços pareciam prestes a passar outros 45 minutos se defendendo com unhas e dentes até que um chutão do goleiro Diego Benaglio causou alvoroço na defesa espanhola.
Os campeões europeus, favoritos de muitos especialistas para conquistar o torneio, ficaram com a bola a maior parte do jogo, mas não conseguiram converter suas chances em gols.
O técnico Vicente del Bosque, que havia iniciado a partida com David Villa sozinho no ataque, colocou Fernando Torres e Jesus Navas depois do gol para tentar salvar a partida, mas sem sucesso.
Xabi Alonso acertou a trave com um belo tiro aos 25 minutos da segunda etapa, Navas chutou sem convicção contra a rede de Benaglio e Gerard Pique desperdiçou mais uma chance no ataque espanhol seguinte.
Eren Derdiyok, jogando no lugar do contundido capitão Alex Frei, quase dobrou a vantagem suíça, mas para alívio dos espanhóis seu chute atingiu o trave.
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com