Congresso Eucarístico Nacional

Peregrinos chegam na Esplanada para a missa de abertura do CEN

Ariane Fonseca
Enviada especial a Brasília

Rezando o terço e se escondendo do sol com uma sombrinha, Maria de Fátima da Rocha, de 48 anos, Severina de Santana, de 66, e Maria Alexandre de Oliveira, de 67, aguardam ansiosas para a Missa de abertura doCongresso Eucarístico Nacional 2010, que começa hoje (13) às 19h, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).

.: Veja mais fotos no Flickr

As três, que moram na capital federal, acabaram de se conhecer. Maria de Fátima e Severina chegaram no local por volta das 14h30 a fim de reservar um lugar privilegiado na frente. “Vim cedo aqui para a Esplanada porque não quero perder nada desta celebração maravilhosa. Ficamos sabendo que muitas surpresas vão trazer uma emoção especial a Missa”, disse Maria, que faz parte da Pastoral da Oração na Paróquia São José Esposo de Maria, no Sobradinho 2.

Dona Aldaires Silva Soares, de 71 anos, também chegou cedo para acompanhar a abertura do evento. “Sou muito devota do Santíssimo Sacramento, mesmo com a idade, o sol e as dificuldades físicas fiz questão de prestigiar esse momento”, declarou a senhora, que veio de Goiás especialmente para o congresso.

A missa de abertura será realizada em um altar-monumento, um dos maiores já montados no Brasil. O projeto procura ser um elo visual entre a história de Brasília, evocando o altar da primeira celebração eucarística presidida na cidade, no dia 20 de abril de 1960, e o hoje da capital. Na sua forma invertida, se apresenta como uma grande tenda. No centro, a rampa que nasce do meio do povo, passando pelo altar, se ergue numa torre em forma circular.

Coordenado pela arquiteta Miriam Reichert, o projeto ainda conta com as cores de sangue-ferrugem, dourado e branco – logomarca oficial do Congresso Eucarístico. O altar tem 150 metros de largura e 23 metros de altura, além de uma rampa de acesso de 30 metros de comprimento. O local contará com a presença de cardeais, arcebispos e bispos que presidirão as Missas e, nas extensões laterais, acolherá mais de dois mil sacerdotes.

Sobre o CEN 2010

A 16ª edição do Congresso Eucarístico Nacional é o ponto central das celebrações dos 50 anos da Arquidiocese da capital do Brasil – comemorado no dia 21 de abril. A programação do congresso envolverá atividades de reflexão e estudo sobre temas atuais e relevantes para a vivência do sacramento da Eucaristia, celebrações eucarísticas, adoração ao Santíssimo Sacramento e atividades culturais.

O evento deverá contar com a presença de cardeais, bispos, sacerdotes, religiosos, diáconos permanentes, membros de institutos de vida consagrada, leigos e representantes de todas as dioceses do país. A entrada para a maioria das atividades é franca. Somente os Simpósios Teológico e de Bioética, que acontecem no Centro de Convenções, serão restritos a um número determinado de vagas, com taxa de inscrição e programação específica.

As grandes celebrações eucarísticas acontecerão na Esplanada dos Ministérios. Outros eventos, também abertos ao público, terão lugar no Parque de Exposições da cidade e no complexo Cultural da República. A coordenação do CEN 2010 espera um público de cerca de 300 mil fiéis durante os três dias de atividades.

.: Seja repórter, fotógrafo ou cinegrafista do Congresso Eucarístico
.: Acompanhe a cobertura do CEN 2010 no Twitter
.: Saiba mais sobre o CEN 2010

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo