O Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, convidou os fiéis a participarem dos ritos da Semana Santa, a semana mais importante para os cristãos. O pedido foi feito neste Domingo de Ramos, 28, que deu início ao Caminho da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.
Dom Odilo incentivou, de modo especial, os fiéis a vivenciarem o Tríduo Pascal, que tem início na Celebração da Quinta-feira Santa, com o "Lava-pés" e a instituição da Eucarista. Em São Paulo, a Missa do "Lava-pés" será presidida pelo cardeal, na Catedral da Sé, a partir das 20h.
Na Sexta-feira Santa, 2, o cardeal preside, a partir das 15h, na Catedral a Sé, a Celebração da Paixão e Morte do Senhor, com a adoração da Cruz.
Ainda na sexta-feira, a catedral acolhe a encenação da Paixão de Cristo, às 17h15, e logo em seguida, às 18h30, a procissão do Senhor Morto e Nossa Senhora das Dores, nas ruas próximas à praça da Sé.
No Sábado Santo, Dom Odilo preside a Vigília Pascal, com anúncio solene da Ressurreição de Jesus e a renovação das promessas batismais. E no Domingo de Páscoa, o cardeal preside a Missa das 11h na Catedral.
Celebrações em outras capitais
Brasília
Em Brasília, no Santuário Dom Bosco, as Celebrações serão presididas pelo Arcebispo Metropolitano, Dom João Braz de Aviz.
Na Quinta-feira Santa, haverá duas Missas, uma às 8h30 e outra às 19h. Já na Sexta-feira Santa, a Celebração da Paixão está marcada para as 15h.
No Sábado Santo, acontece a Vigília Pascal com a benção do fogo, proclamação da Páscoa, Benção da Água Batismal e Liturgia Eucarística. E no Domingo de Páscoa, haverá Missas às 8h, 11h, 18h e as 19h30.
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, as celebrações na Catedral de São Sebastião, serão presididas pelo arcebispo metropolitano, Dom Orani João Tempesta.
Na Quinta-feira Santa, acontecerá a Missa dos Santos Óleos, a partir das 9h, na Catedral e às 18h, a Missa da Ceia do Senhor será na Candelária.
Na Sexta-feira Santa, acontece a Celebração da Paixão do Senhor, às 15h, na Catedral. Mais tarde, às 17h30 acontece a procissão do Senhor morto, e as 18h, o Auto da Paixão, nos Arcos da Lapa.
A Vigília Pascal do Sábado acontece às 20h, na Catedral e, no Domingo de Páscoa, a Missa está marcada para as 10h, também na Catedral, e logo em seguida, a partir das 11h45, Dom Orani estará presente em um almoço para a população de rua.
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com