Comissão para Doutrina da Fé

Padre deve ser anunciador da Palavra, indicará documento da CNBB

O presbítero ganhou o foco principal na reunião anual da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que aconteceu entre os dias 8 e 10 de fevereiro na sede das Pontifícias Obras Missionárias, em Brasília.

Todos os anos, a Comissão elabora um subsídio doutrinal, baseado em alguma temática importante para a vida da Igreja. Em 2010, o título do documento é "Presbítero anunciador da Palavra de Deus, da Doutrina e da Moral da Igreja".

A escolha se deve ao Ano Sacerdotal, que segue até junho deste ano, e à proximidade da públicação da Exortação pós-sinodal sobre a XII Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema "A Palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja", que aconteceu em outubro de 2008.

"O presbítero tem a sua grande tarefa como catequista, anunciador da Palavra de Deus. É da Palavra que nasce o compromisso da fé, que ilumina a vida e faz surgir o compromisso com princípios éticos e morais que precisam ser anunciados e ensinados, a fim de que as pessoas possam viver com mais dignidade", destaca o presidente da Comissão e Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo.

O documento já está em fase final de revisão e deve ser lançado na Assembleia Geral da CNBB, em maio, em Brasília. Na ocasião, a Comissão também deve apresentar um relatório com pontos importantes que serão discutidos pelo episcopado brasileiro.

.: Ouça a entrevista com Dom Walmor Oliveira

Teologia

A reunião da Comissão também discutiu o contexto global da Teologia.

"É importante que sejam qualificadas as metodologias em nossos institutos de ensino, para que não se corra o risco de não se aprender a Teologia como experiência", enfatiza Dom Walmor.

Participaram da reunião, além de Dom Walmor, outros membros da Comissão: o Arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz; o Bispo de Petrópolis, Dom Filippo Santoro; o Bispo de Lorena, Dom Benedito Beni dos Santos; os assessores padre Luís Henrique Silva e padre Wilson Angotti; e os peritos professora Elza Abreu, professora Maria Inês Millen, padre João Justino Silva, padre Carlos Cipolini, padre Paulo Cezar Costa, padre Geraldo Hackmann e padre Marcus Guimarães.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo