No próximo domingo, 22 de novembro, a Igreja celebra a festa de Cristo Rei e o Dia Nacional dos Cristãos Leigos. Este ano, a festa coincide com o encerramento do Ano Nacional Catequético, lançado pela CNBB no mês de abril.
Segundo o presidente da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, Dom José Luiz Bertanha, a data foi escolhida porque "na ocasião (Festa de Cristo Rei), os leigos da Ação Católica faziam sua adesão de pertença a esse movimento e, nessa festa, a cada ano, renova-se o compromisso com o reinado de Jesus de Nazaré, contribuindo com a construção da sociedade justa, fraterna e solidária; para que haja vida para todos", recorda o bispo.
Segundo o documento Lumen Gentium, do Concílio Vaticano II, "pelo nome de leigos são compreendidos todos os cristãos, exceto os membros de ordem sacra e do estado religioso". O termo é usado na Igreja para designar os que foram batizados, mas que não receberam nenhum ministério ordenado, como por exemplo, bispos, padres e diáconos.
"O Concílio Vaticano II resgatou o papel fundamental dos leigos como membros do Povo de Deus e protagonistas da Evangelização e da promoção humana", explica Dom Bertanha. "São homens e mulheres da Igreja no mundo e homens e mulheres do mundo na Igreja", completa.
Este ano, a comemoração do Dia dos Leigos coincide com o encerramento do Ano Catequético Nacional lançado pela Igreja no Brasil. Segundo cálculos da CNBB, no país há mais de 600 mil catequistas e a maioria são leigos.
Leia mais
.: Entenda por que a Igreja propõe um Ano Catequético
.: A catequese é fundamental no mundo secularizado, afirma religiosa
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com