Nesta quinta-feira, 18, foi publicada a carta do Papa Bento XVI para o Ano Sacerdotal, cuja abertura será feita pelo Santo Padre, nesta sexta-feira, 19, na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e Dia de Oração pela Santificação do Clero.
No texto, o Papa afirma que o Ano Sacerdotal ajudará a "promover o compromisso de uma renovação interior de todos os sacerdotes a fim que eles possam dar um forte e incisivo testemunho evangélico no mundo de hoje".
O Santo Padre recorda os 150 anos da morte de São João Maria Vianney, o Cura D'Ars, e propõe aos sacerdotes do mundo inteiro um percurso simples e concreto sob o exemplo desse santo. Bento XVI ressalta que os sacerdotes são dons não somente para a Igreja, mas também para a humanidade.
O Pontífice lembra as fatigas apostólicas, o serviço incansável e silencioso e a caridade de muitos sacerdotes que se dedicam totalmente a serviço de Deus e do próximo, não obstante as dificuldades, as incompreensões e até mesmo as perseguições que terminam muitas vezes com o testemunho do martírio.
Bento XVI recorda aos sacerdotes o testemunho cotidiano de São João Maria Vianney na oração, na Santa Missa e na confissão, e os exorta a terem confiança no Sacramento da Confissão, recolocando-o no centro de suas preocupações pastorais.
O Santo Padre confia o Ano Sacerdotal à proteção da Virgem Maria com as seguintes palavras: "Queridos irmãos sacerdotes, Cristo conta com vocês. Seguindo o exemplo de São João Maria Vianney se deixem conquistar por Ele e vocês serão, no mundo de hoje, mensageiros de esperança, de reconciliação e de paz".
Leia mais
.: Compreenda o significado do sacerdócio cristão e o papel da família
.: Conheça a história vocacional do Papa Bento XVI
.: Carta de Dom Cláudio Hummes por ocasião do Ano Sacerdotal
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com