Nomeação

Gabriel Chalita toma posse na Academia Brasileira de Educação

O vereador de São Paulo, Gabriel Chalita, tomou posse, nesta segunda-feira, 15, como membro da Academia Brasileira de Educação (ABE), no Rio de Janeiro, passando a ocupar a cadeira de número 34, cujo patrono é Olavo Bilac, "príncipe dos poetas brasileiros". A cerimônia aconteceu no auditório Machado de Assis, da Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, e estavam presentes autoridades civis e políticas, como o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e a vice-prefeita, Alda Marco Antônio, além de educadores, escritores e familiares e amigos do imortal.

Após ser recepcionado pelas acadêmicas e acadêmicos presentes, Gabriel Chalita foi saudado pelo Presidente da ABE, professor Carlos Alberto Serpa, que destacou a trajetória de Chalita e suas realizações na área da educação. Entre elas, ressaltou o Programa Escola da Família, que previa a abertura das escolas paulistas nos finais de semana.

Em seu discurso, Chalita homenageou os antecessores da cadeira 34, o ministro Pedro Calmon e a minitra Esther de Figueiredo Ferraz. O professor tratou da liberdade como uma condição a ser alcançada por meio do conhecimento, citando os ensinamentos do educador Paulo Freire. Falou ainda sobre os valores da educação na formação do homem livre: “A educação é o estandarte da liberdade. Ela faz transmutar a perspectiva de vida. É por isso que os pais devem se preocupar em deixar esse legado aos seus filhos”, ressaltou Chalita.

Ao conluir, renovou seu compromisso com a educação e a cerimônia foi encerrada com a participação do padre Fábio de Melo, que cantou a música de sua autoria, "Contrários".

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo