Igreja Ortodoxa

Igreja de São Nicolau é entregue à Rússia

Neste domingo, 1, em Bari, foi realizada a entrega da Igreja de São Nicolau à Rússia, na qual participaram os presidentes da Itália, Giorgio Napolitano, e da Rússia, Dimitri Medvedev.

O Patriarcado ortodoxo de Moscou estava representado pelo vice-presidente “ad ínterim” do Departamento para as Relações Eclesiásticas Exteriores do Patriarcado, o Bispo Mark de Egorievski, que leu uma mensagem do novo Patriarca de Moscou e de todas as Rússias, Kirill.

Na ocasião, o Cardeal Salvatore Di Giorgio, Arcebispo Emérito de Nápoles, também leu a mensagem do Papa Bento XVI, na qual o Pontífice se rejubila pela entrega do edifício, em Bari, para a devoção dos ortodoxos russos a São Nicolau. O povo russo sempre manteve seu amor por este grande santo, que o sustentou nos momentos de alegria e de dificuldade.

A Igreja Ortodoxa Russa de São Nicolau, construída nos inícios do século passado, hospedava os peregrinos, que faziam etapa em Bari, especialmente para a Terra Santa. Trata-se de um lugar de encontro entre Oriente e Ocidente, onde são veneradas as relíquias do santo.

Na verdade, afirma o Papa em sua mensagem, a história de Bari e da sua região é marcada, de modo profundo, pela presença do mundo oriental e a sensibilidade ecumênica constitui uma característica típica das populações italianas da região.

Precisamente por isso, o Santo Padre expressa seus desejos de que a entrega do edifício religioso possa contribuir para que a cidade de Bari continue a ser uma ponte natural para o Oriente, colaborando assim para a plena unidade entre os cristãos.

O evento seria realizado no dia 6 de dezembro de 2008, Festa de São Nicolau, mas foi adiado por causa da morte do Patriarca Alexis II.

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo