"É uma mensagem para o futuro. As cidades-santuários da França têm hoje um grande papel na evangelização": afirmou o bispo de Tarbes e Lourdes, Dom Jacques Perrier, apresentando o balanço do ano jubilar concluído recentemente em Lourdes e promovendo novas orientações para os santuários.
Destacando que mais de nove milhões de pessoas visitaram a pequena cidade francesa dos Pirineus, o bispo disse que o percurso, ao seguir os passos de Bernadette Soubirous, teve uma resposta litúrgica e catequética que pode servir de idéia para outros santuários.
Este ano, durante a Quaresma, Dom Perrier pretende oferecer novos momentos aos fiéis. O prelado faz votos de que Lourdes se torne "uma escola de oração", em particular na oração do Santo Terço. "Rezou-se muito em Lourdes – acrescentou Dom Perrier – mas é preciso se comprometer para favorecer o recolhimento, apesar do grande número de pessoas. As reflexões para a Quaresma foram pensadas neste sentido”.
E se são milhões os doentes que vão à gruta de Lourdes buscar força e esperança, para o Bispo, hoje, a "grande doente" é a família. E é a ela que o Santuário deseja prestar serviço. A fim de que a mensagem de Lourdes ultrapasse as fronteiras francesas, foi criado um pólo multimídia que reúne a rádio Présence Lourdes Pyréneés e o serviço de internet dos santuários, com um sistema broadcast, transmitindo ao vivo, 24 horas por dia, as imagens da gruta de Massabielle. No último dia 11 de fevereiro, festa de Nossa Senhora de Lourdes, foi lançada a TV Lourdes, a webtv dos santuários.
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com