Com a intenção de oferecer uma contribuição cristã ao debate sobre a bioética na França, os bispos do país criaram um blog aberto a todos os cidadãos e lançaram um livro e um DVD. O objetivo é o diálogo e a disseminação do pensamento da Igreja a todos aqueles que têm em consideração o futuro do homem e sua felicidade, no contexto do progresso das ciências biomédicas.
A iniciativa, promovida pela Conferência Episcopal Francesa, é realizada pelo grupo de trabalho dos bispos franceses sobre a bioética, presidido pelo Arcebispo de Rennes, Dom Pierre d'Ornellas.
Sobre o uso de embriões em laboratórios de pesquisa, os bispos recordam que rejeitar a instrumentalização da vida humana e encorajar outros caminhos de pesquisa significa prezar a própria humanidade.
Abordam ainda o tema da "maternidade delegada", também conhecida como "útero de aluguel". Os bispos destacam que o preço a pagar pela legalização desta técnica é elevado demais, antes de tudo para o nascituro, mas também para o casal e toda a sociedade. Lançam um apelo pelo respeito das conseqüências éticas ligadas à técnica do diagnóstico pré-implante, fazem recomendações sobre a "reprodução assistida", a retirada e a doação de órgãos, tecidos e células.
Ao fim, os bispos recordam uma frase do filósofo Hans Jonas: "a aventura da tecnologia, com seus riscos extremos, exige o risco de uma reflexão extrema".
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com