Roma

Secretário geral do Sínodo faz balanço positivo do encontro

O secretário-geral do Sínodo dos Bispos, Dom Nikola Eterovic, apresentou aos participantes na XII Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos um balanço do caminho preparatório que levou a Igreja até esta reunião magna.

Após enumerar a procedência dos padres sinodais, dos convidados especiais, peritos e ouvintes, Dom Nikola Eterovic falou sobre o tema da assembléia, "a Palavra de Deus", e destacou que o mesmo foi objeto de amplas consultas e de aprofundadas discussões. Os membros do Conselho Ordinário da Secretaria Geral, com a ajuda de alguns peritos, elaboraram os "Lineamenta", para favorecer a discussão da Igreja em todo o mundo sobre o tema da Assembléia.

Os "Lineamenta" continham 21 perguntas relativas ao tema do Sínodo, que obtiveram uma porcentagem de respostas institucionais na ordem dos 78%.

Em seguida foi elaborado o "Instrumentum laboris", redigido com base nas contribuições recebidas, principalmente dos Episcopados de todo o mundo.

Em conclusão, o secretário-geral do Sínodo dos Bispos disse que a presente assembléia "deve ajudar a redescobrir a Palavra de Deus no seu aspecto cristológico e pneumatológico e, portanto, favorecer uma renovação da Igreja, uma nova primavera, que na escuta de cada palavra proveniente da boca de Deus, se sinta continuamente jovem e dinâmica".

Leia mais
.: Trabalhos do Sínodo tiveram início nesta segunda-feira
.: Bento XVI abre Sínodo dos Bispos, em Roma

.: Ângelus: Papa explica finalidade do Sínodo
.: Conheça a história do Sínodo

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo