Equador

Congresso Americano Missionário inicia em Quito

Começa hoje, 12, na capital do Equador, Quito, o III Congresso Americano Missionário, que é também o VIII Congresso Missionário Latino-americano. O evento acontece até domingo, 17.

Os Congressos Missionários marcam o caminho eclesial e missionário da Igreja na América. Promovidos pelas Obras Missionárias Pontifícias, com a participação ativa das Igrejas particulares, desde sempre exprimiram e celebraram a vida e as iniciativas missionárias das Igrejas na América, representando uma importante ocasião para tomar mais consciência da exigência evangélica da Missão "até aos confins da terra".

Objetivos

O Congresso tem como objetivo geral favorecer um novo Pentecostes nas Igrejas locais, de tal modo que, partindo da experiência de ser discípulo se coloquem em "estado de missão" e imprimam um novo impulso à evangelização.

Entre os objetivos específicos podem-se indicar: formar discípulos missionários do Evangelho da vida e da esperança; envolver famílias cristãs na missão evangelizadora da Igreja; encorajar a dimensão missionária nos ministérios e carismas da Igreja particular; sustentar e encorajar a Igreja na América para que se torne "casa e escola de comunhão".

O tema do Congresso, "A Igreja no discipulado missionário", evoca a própria missão de Jesus e o nascimento da primeira comunidade eclesial, fruto da Páscoa, sinal e instrumento do Reino de Deus; uma comunidade que soube conjugar o escuta e o anúncio, o seguimento (de Cristo) e a missão, segundo o modelo do Filho em escuta permanente do Pai.

O lema do acontecimento – “América com Cristo: escuta, aprende e anuncia” – sintetiza os acontecimento evangélicos suscitados pelo Espírito no coração da comunidade de Jesus. Antes de mais, o hábito de escutar, com respeito e confiança, dos pequenos e pobre, dos oprimidos e vítimas, de crentes e não crentes.

Leia mais

.: Dom Damasceno participa do lançamento da Missão Continental
.: Definida programação do Congresso Missionário Americano

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo