Artigo Frei Moser

Jogos Olímpicos: Descobrindo a China

Há uma série de dados sobre a China que são do conhecimento de todos. Assim, todos sabem que em termos territoriais, com seus mais de 9,5 milhões de quilômetros quadrados, ela ocupa o terceiro lugar no mundo. Também todos sabem que com seus um bilhão e trezentos milhões de habitantes, é a nação mais populosa da terra. E, é claro, que todos sabem que desde 1949 a China é uma "República Popular", governada por um partido único.

Ademais, nos últimos tempos a mídia já ofereceu e vai oferendo um número crescente de informações nem sempre muito positivas. Este é o caso da poluição de Pequim e de outras grandes cidades chinesas, como se as outras grandes metrópoles do mundo não apresentassem problemas semelhantes.

Dados que deveriam ser recordados

Há uma série de outros dados que talvez ainda não sejam do conhecimentos de todos: que lá nasceu uma das mais antigas civilizações do mundo, e que os chineses estão na origem de ao menos quatro grandes invenções: pólvora, bússula, papel e impressão. Como também é bem provável que nem todos saibam que a cultura chinesa é detentora de uma invejável riqueza em termos de pensamento filosófico e religioso. Tanto num como no outro caso, há um bom número de vultos históricos que deveriam ser recordados.

Entre estes vultos históricos um ao menos não pode ser esquecido seja pela facilidade de guardar seu nome, seja pelo que ele representa: Confúcio. É a partir de sua vida e de seu pensamento que vão emergir uma série de valores de ordem política, pedagógica, moral e religiosa. Entre estes valores não se pode esquecer a busca da honradez, da cortesia e da meditação.

Quando se têm presentes estes valores, não se pode deixar de levar em consideração o fundo religioso que os sustenta, a partir do confucionismo, do budismo e do tauísmo. Em escala muito menor, nos deparamos também com as religiões cristãs e muçulmanas.

Oportunidade de conhecer a China

Mesmo tendo presentes estes dados, a China continua envolta numa onda de mistérios. Não é por nada que lá, no coração de Pequim, está situada a "cidade proibida". É a partir deste ar misterioso, por vezes mesclado com muitos preconceitos, que devemos acolher esperançosos os Jogos Olímpicos, por sinal ligados a uma mística numérica: 8/08/2008.

Mais até do que se evidenciou em Atenas, há quatro anos, teremos uma oportunidade única de mergulhar num mundo que pode nos parecer um tanto estranho. Mas certamente teremos uma agradável surpresa de descobrir que os chineses também sorriem, também amam, também vibram… Enfim: iremos descobrir que lá vivem um bilhão e trezentos milhões de filhos e filhas de Deus, nossos irmãos e irmãs que terão muito a aprender conosco, mas também muito para nos ensinar, sob todos os aspectos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo