"Investir em programas de agricultura sustentável a longo prazo, tanto em âmbito local como internacional, continua sendo fundamental para as perspectivas do desenvolvimento", foi o que afirmou o observador permanente da Santa Sé ante a Organização das Nações Unidas, dom Celestino Migliore, em seu pronunciamento proferido durante a XVI Sessão da Comissão do Conselho Econômico e Social sobre Desenvolvimento Sustentável, no último 16 de maio.
Para o arcebispo, tal investimento tem de enfrentar a questão dos preços dos produtos alimentícios, assim como a distribuição e produção de alimentos em todo o mundo, especialmente na África.
"Setenta por cento dos pobres vivem nas zonas rurais, onde persiste uma difusa desnutrição crônica. Ao lidar com o desenvolvimento sustentável, temos de seguir centrando-nos, não somente em quem consome alimentos, mas também em quem os produz", acrescentou.
Segundo dom Migliore, para enfrentar o problema da fome e da desnutrição crônicas em algumas regiões é necessário aumentar o investimento em pequenos agricultores, permitindo-lhes, assim, a produção de maneira sustentável.