Milhares de fiéis e peregrinos de várias partes do mundo participaram com muita fé e devoção das solenidades dedicadas à Nossa Senhora de Fátima, em Portugal. Na cidade onde a oração revigora a alma de quem lá se faz presente, estão os pedidos de bênçãos e os agradecimentos à Virgem, que há 91 anos apareceu em terras portuguesas.
A Peregrinação Aniversária, como é chamada, foi presidida pelo prefeito para a Causa dos Santos, Cardeal Dom Saraiva Martins, concelebrada pelo Bispo da Diocese de Leiria, Dom Antônio Marto e por diversos sacerdotes de Portugal e de outros países. Teve como tema “Para que sejam consagrados na verdade”.
As atividades tiveram início na noite de segunda-feira, 12, com a recitação do Rosário, a Procissão das Velas e a Santa Missa. O dia 13 iniciou com o Santo Terço seguido da Procissão de Nossa Senhora até o altar-mor. Na Santa Missa aconteceu um ofertório especial para os africanos de Darfur.
O maior milagre que acontece no Santuário de Fátima é o da conversão dos pecadores. Nesta Peregrinação Internacional o número de confissões chegou a 5770 peregrinos que buscaram estes sacramentos.
Após a benção dos doentes, o dia encerrou com a Procissão do Adeus, aonde os peregrinos se despediram de Nossa Senhora com lágrimas nos olhos e com a esperança de, um dia, regressar à casa da Mãe.