Nesta, segunda-feira, 17, no Palácio Apostólico, foi assinado um acordo entre a Santa Sé e o principado de Andorra, pelo secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcísio Bertone e pelo Chefe de Estado, Senhor Albert Pintat.
Participaram do ato solene em nome da Santa Sé Dom Dominique Mamberti, secretário para as relações com os Estados, os Reverendíssimos Monsehores Paolo Gualtieri, Miguel Huguet, Guillermo Karcher e Lech Piechota.
Em nome do Principado, estiveram presentes: Sua Excelência Maritxell Mateu Pi, ministra das relações exteriores, Ex.mo Antoni Morell, Embaixador de Andorra junto a Santa Sé, Eva Descarrega, conselheira da Embaixada de Andorra junto a Santa Sé e a Senhora Teresa Rodrigo, assessora de imprensa e chefe de Gabinete.
O acordo consolida, antes de tudo, os tradicionais vínculos de colaboração existentes entre as duas partes. Como já é de conhecimento, o bispo de Urgell (diocese espanhola) é co-príncipe de Andorra há mais de 70 anos.
Andorra sempre manteve relação especial com a Igreja Católica. Em 1993 o principado instituiu uma constituição que mantém o sistema do co-principado que existe desde 1278. O tempo do pontificado de Martinho IV confirmou o "pareatge” (acordo ou pacto). Os co-príncipes – que são o bispo de Urgel e o presidente da República Francesa – desenvolvem de modo conjunto e indivisível as funções do chefe de Estado.
O acordo assinado entre a Santa Sé e o principado de Andorra é composto por 16 artigos agrupados em 6 partes que são referentes aos seguintes assuntos: o bispo de Urgel; o Estatuto Jurídico da Igreja Católica em Andorra; o matrimônio canônico; o ensino religioso na escola; os sistema econômico da Igreja Católica em Andorra.
O acordo entrará em vigor depois da troca dos instrumentos de ratificação.