A cidade de Aparecida vive um dia histórico neste sábado, 1 de março, representando o Brasil na Jornada Européia dos Estudantes Universitários com o Papa Bento XVI.
Universitários de todo Brasil se reunirão aos da toda Europa e Américas em um encontro via satélite com o Papa, que tem por tema: “Europa e Américas juntas pela construção da Civilização do Amor”.
Através de um telão os jovens escutarão a mensagem ao vivo do Santo Padre e serão vistos também por ele. A jornada será realizada das 13h às 15h (horário brasileiro), mas durante a manhã já haverá uma programação especial a partir das 10h.
Conheça um pouco da história desta Jornada
A Jornada Européia dos Estudantes Universitários nasceu por ocasião do Jubileu do ano 2000, por iniciativa da Pastoral Universitária do Vicariato de Roma.
A Jornada é uma grande vigília mariana que tem seu ponto alto na recitação do Terço, pois nas palavras de João Paulo II “com a recitação fervorosa do Rosário pode-se mudar a sorte do mundo”.
O primeiro encontro aconteceu no dia 15 de março de 2003 orientado pelo Papa João Paulo II, um entusiasta da juventude.
Em seu discurso aos jovens, João Paulo II deixou claro que o futuro da Igreja no continente europeu e em todo o mundo está na juventude. “Os jovens cristãos, de modo especial, são chamados a anunciar e a testemunhar Cristo e a ser, em seu nome, construtores de unidade na diversidade, de liberdade na verdade, de paz na justiça, daquela paz de que o mundo tem necessidade, hoje particularmente”, disse.
Nas quatro jornadas seguintes a Santa Sé reafirmou este papel da juventude sempre a exortando a ser fermento na massa.
Este ano a Jornada assume um papel mundial. Pela primeira vez países das Américas do Sul e do Norte são convidados a participar deste momento.
O evento será realizado na sala Paulo VI, no Vaticano, e terá a participação, através de videoconferência, das cidades de Avinhão (França), Edimburgo (Reino Unido), Minsk (Bielorussia), Bucarest (România), Toledo (Espanha), Nápoli (Itália), Nova York (Estados Unidos), Havana (Ilha de Cuba), Cidade do México (México), Loja (Equador) e Aparecida (Brasil).
"Durante esta vigília, em que se dá conta do entusiasmo e da fé típicos dos jovens, o pensamento vai, naturalmente, para a Jornada Mundial da Juventude. São acontecimentos que me permitem encontrar, de uma extremidade à outra da terra, jovens de diversos continentes, escutá-los e falar-lhes de Cristo" (João Paulo II, março de 2003).
(Informações: Santuário Nacional)