Niedziela, o jornal católico mais difundido na Polônia, publicou em sua última edição uma pesquisa sobre a prática do sacramento da confissão no país natal de Karol Wojtyla.
A pesquisa foi preparada pelo Instituto de Estatística da Igreja Católica, sob a direção do Pe. Witold Zidaniewicz, e por encargo do jornal Niedziela.
Segundo a pesquisa, 51,7% dos católicos na Polônia praticam a confissão algumas vezes ao ano, 46,5% o fazem cada mês e só 1,7% se confessa uma vez ao ano.
Sobre a importância deste sacramento para a vida cotidiana dos católicos na Polônia, o estudo revela que, para 85,9%, a confissão leva consigo a mudança da vida espiritual; para 53,8%, esta ajuda a mudar e aprofundar as relações na família; e que para 53,6%, ajuda a perdoar.
Segundo os católicos poloneses, o papel do sacerdote no confessionário é o de: testemunha da misericórdia divina (55,7%), diretor espiritual que compreende nossa vida (47,4%), juiz que dá a penitência (9%) e médico espiritual (34,7%).
Ao apresentar a pesquisa, o redator-chefe de Niedziela, Ireneusz Skubi, disse que a Quaresma é uma boa ocasião para refletir sobre nossa vida e sobre nossa religiosidade, sobretudo sobre a prática do sacramento do perdão.