O Cardeal José Saraiva Martins, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos (CPCS), disse hoje, 18, no Vaticano que os processos de beatificação de Pio XII e João Paulo II decorrem normalmente.
Destacando a causa de beatificação do Papa Pio XII, Dom Saraiva explicou que se quis aproveitar o 50º aniversário de sua morte, que acontece este ano, para promover iniciativas que levem a um conhecimento mais perfeito de sua pessoa e espiritualidade, um Papa que marcou a história da Igreja moderna.
Referindo-se a João Paulo II, o Cardeal português recordou que o início do processo de beatificação foi antecipado por Bento XVI, mas que agora, segue seu "percurso normal" e afirmou, com certeza, de que ela não acontecerá nos próximos meses.
Dom Saraiva Martins falou ainda de vários outros processos. Sobre João Paulo I, disse que a fase diocesana está fechada e a causa está sendo analisada em Roma; Em relação a Paulo VI, o processo está sendo elaborada a "positio", uma fase mais avançada e, quanto ao Beato João XXIII, não há nenhum procedimento canônico porque as normas exigem um novo milagre para a canonização.