O Papa Bento XVI vai visitar o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, na Casa Branca, no dia 16 de abril. Os temas da conversa entre os dois líderes serão a liberdade religiosa no mundo e a paz no Oriente Médio.
Os assuntos serão um aprofundamento ao que Bush e Bento XVI já conversaram durante a visita do presidente norte-americano ao Vaticano, em junho de 2007. Os dois vão discutir "empenhos comuns na busca de metas compartilhadas", adiantou ontem a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino.
"Essas metas incluem o avanço da paz em todo o Oriente Médio e outras regiões turbulentas, promovendo a compreensão entre crenças e fortalecendo os direitos humanos e a liberdade, especialmente a liberdade religiosa, em todo o mundo", acrescentou a porta-voz.
O encontro vai ser no 2º dia da visita papal ao país. Bento XVI vai ser o primeiro pontífice a visitar a Casa Branca desde 1979.
Como pontífice, esta vai ser a primeira viagem de Bento XVI aos norte-americanos. Nos seis dias da visita do Papa aos Estados Unidos estão agendadas reunião com representantes católicos norte-americanos e outros líderes religiosos e um discurso na Organização das Nações Unidas (ONU).