Itaici

Padres refletem sobre discipulado de Jesus no 12º ENP

O 12º Encontro Nacional de Presbíteros (ENP), realizado em Itaici, interior de São Paulo, entra hoje no seu terceiro dia com a assessoria do missionário Xaveriano, de Curituba (PR), Padre Stefano Raschietti, que aborda o tema Discipulado a partir do Documento de Aparecida.

"Qual a nossa motivação diante do desafiante tema discipulado?" Com essa pergunta, o assessor iniciou sua conferência no Auditório Rainha dos Apóstolos do Mosteiro de Itaici, para os 450 padres delegados do ENP. "O que faço diante dos desafios que a sociedade coloca para nós hoje?", questionou.

Raschietti alertou para a necessidade de ser e de se fazer discípulos missionários. "Para isso necessita-se de conversão e seguimento, recomeçando a partir de Jesus", disse.

Afirmou, também, que a conversão se dá nas dimensões pessoal, comunitária e estrutural. "A conversão estrutural nem sempre é possível", ponderou.

Conversão e missão

De acordo com Padre Stefano, a conversão se dá na prática missionária. "É no caminho do fazer a missão que o discípulo caminha para a santidade. Neste contexto, a missão se torna escola para o discípulo e para a Igreja, porque a Igreja existe para a missão", ressaltou.

Inspirado em Mt 28,16-20, ele recordou que "somos chamados a ser e fazer discípulos na humildade e no percurso espiritual de ascensão e de crescimento interior".

Disse, ainda, que para ser discípulo é preciso praticar o amor radical, gratuito e universal. "É necessário sair do amor tribal, ir para a sociedade, abrir-se para as necessidades do mundo".

Padre Stefano destacou a necessidade de fazer com que na missão "aconteçam novas relações". "A vida se acrescenta doando a vida e ela se enfraquece no isolamento e na comodidade", apontou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo