O presidente dos Estados Unidos, George Bush, desembarcou nesta quarta-feira,9, em Tel Aviv para sua primeira visita a Israel. A viagem é considerada a maior campanha de paz no Oriente Médio.
O presidente americano foi recebido no aeroporto pelo presidente de Israel Shimon Peres e pelo primeiro Ministro Ehud Olmert além de comandantes militares israelenses e uma guarda de honra.
Ao chegar no país George Bush afirmou que busca uma paz duradoura e acredita haver uma nova oportunidade para paz e para liberdade na Terra Santa.
Assista a reportagem
Esta é a maior viagem de Bush a região desde que assumiu o poder na Casa Branca em 2000 e conta com o maior esquema de segurança. Mais de 8 mil policiais o acompanham na viagem a Israel.
George Bush passará três dias na Terra Santa com o objetivo de incentivar os esforços de paz entre israelenses e palestinos. E que dá um impulso as negociações retomadas na confêrencia em Anápolis em novembro passado.
Olmert e Bush concederam uma entrevista coletiva na residência do primeiro Ministro em Jerusalém ocidental. Hoje, 10, o líder norte americano se encontrou com o presidente da autoridade nacional palestina Mahmoud Abbas e outros líderes palestinos. Em coletiva o presidente norte-americano, disse aos palestinos, acreditar que será possível assinar dentro de um ano um tratado que crie um Estado para eles e sele a paz com Israel.
Na sexta-feira,11, Bush vai ao Kwait e depois aos Emirados Árabes, Arábia Saudita e Egito. Bush deve visitar também a Basílica da Natividade em Belém.