Na reportagem de ontem da Série especial sobre o trabalho da Pastoral da criança você acompanhou como é “O dia de Celebração da Vida” em duas comunidades na grande São Paulo. Hoje, a última reportagem mostra como é essa celebração numa comunidade do interior.
O bairro Daniel, zona rural do pequeno município de Potim, interior paulista é resultado de um desafio que acontece dia após dia estão espalhados em vários cantos do país. Logo pela manhã, bexigas no alto é anúncio de que o dia será diferente. As 9 da manhã são dados últimos retoques para a encantada reunião de crianças.
Pouco-a-pouco as mães chegam para também festejar, é compromisso importante. Izabeli de um mês e duas semanas, até o momento a mais nova entre as 35 crianças acompanhadas, se sente em casa, demonstra entender tudo perfeitamente. Nem chora em sua estréia na balança.
Já são 7 anos de trabalhos são realizados na comunidade. No dia de celebrar a vida é certeza ter muitas cores que animam e nutrem a criançada. Quem pesa logo depois saboreia uma colorida salada de frutas.
Convencida de que fez uma boa escolha, a jovem Elaine está há dois anos na pastoral. Ela é uma das 6 lideres da equipe que todos os meses garante a visita das 25 famílias acompanhadas pela comunidade. Outras 6 voluntárias completam a equipe de trabalho da pastoral.
O antigo e pequeno salão de telhas quebradas e limitações estruturais, motiva a fé da comunidade que não perde as esperanças e pede a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro,condições melhores. Essa esperança é trazida pela Pastoral todos os meses.
A Pastoral da Criança é uma entidade da CNBB que atente crianças de 0 a 6 anos sem distinção de raça, cor, classe social ou credo religioso.