O Instituto Nacional do Câncer, divulgou nesta segunda-feira a estimativa de incidência de novos casos da doença entre os brasileiros. Para 2008, são esperados mais de 460 mil novos casos de câncer em todo o país.
Uma realidade que assusta. Nos últimos doze meses 130 mil pessoas morreram de câncer no Brasil. Mais de 1 bilhão de reais foram gastos com tratamento. O crescimento da incidência da doença no país fez com que o INCA promovesse no Rio de Janeiro um congresso para debater formas de controlar o Câncer. No evento, números de estimativa para o ano de 2008 foram presentados como espécie de alerta a população. Segundo o instituto, somente no próximo ano, 460 mil novos casos de câncer devem ser registrados em todo o pais. Um número muito alto, levando em conta que anualmente o Ministério da Saúde promove campanhas educativas e preventivas da doença.
Para o Dr. Cláudio Noronha do Departamento de Controle do INCA “deveriam acontecer um número maior de campanhas para controlar os números da doença em todo o Brasil”.
A pesquisa de estimativa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer revela que entre os homens, o maior caso continua sendo o de próstata. Com quase 50 mil brasileiros. pulmão, estômago, reto e esôfago, também aparecem nos registros. Entre as mulheres, o campeão de casos e o câncer de mama. seguido do colo de útero. e do de pulmão. Sem contar o câncer de pele que entre homens e mulheres já atinge um número considerado altíssimo.
Luiz Antônio Santini, Diretor Geral do INCA, fala que a prevenção é a melhor maneira de se combater qualquer tipo de câncer.
Especialistas confirmam que o envelhecimento da população também pode ser considerado um fator de aumento do número de pessoas com câncer. hoje 60% dos casos constatados tem cura. mesmo assim, o cuidado com a própria saúde continua sendo um bom conselho.