A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através da Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação Social, realiza em Salvador o 1º Fórum Brasileiro de Cultura, de 15 a 17 de novembro de 2007, no Othon Palace Hotel.
O evento segue a orientação do Pontifício Conselho para a Cultura, que propõe um aprofundamento sobre a beleza como caminho contemporâneo para a evangelização.
As inscrições para o Fórum podem ser feitas na Pastoral Arquidiocesana de Comunicação (Pascom), no Centro de Pastoral, no bairro do Garcia, ou através do site: clique aqui
"O belo e sua contemplação são partes constitutivas de cada homem, e mesmo tendo a Igreja uma relação intrínseca com a beleza, sempre é bom aprofundar este tema, sobretudo nos dias atuais", afirma Aroldo Braga, assessor nacional da Comissão Episcopal para a Cultura. “O homem nunca é indiferente àquilo que lhe parece belo. Mesmo aqueles que, por algum motivo, são envolvidos pela brutalidade e pela violência podem, de uma hora para outra, reencontrar sua humanidade diante da beleza de um sorriso, de um gesto, de uma situação. Porque a beleza é amor”, assinala o assessor.
A Arquidiocese de Salvador abriga este encontro destinado a professores, artistas, teólogos, religiosos e religiosas, agentes de pastoral e seminaristas. Na pauta, a apresentação ao mundo da cultura da proposta da Igreja Católica de revalorizar o papel da beleza como caminho de evangelização. São também objetivos do encontro possibilitar a atualização do discurso da Igreja na propagação do Evangelho através dos novos meios e difundir, na realidade brasileira, a reflexão sobre a evangelização pela beleza, realizada em nível mundial. Encontro de Centros Culturais – Precedendo o Fórum e aproveitando a presença dos participantes em Salvador, o Pontifício Conselho para a Cultura promove de 12 a 14 de novembro, o III Encontro de Responsáveis de Centros Culturais Católicos do Cone Sul.
Dom Geraldo Majella Agnelo preside no dia 12 de novembro, às 18h30, a Celebração Eucarística de abertura do encontro, que vai reunir no Instituto Feminino da Bahia, no Politeama, representantes de Centros Culturais do Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile. Neste evento será discutido, entre outros temas, a atuação dos Centros Culturais Católicos nos centros urbanos e o uso das novas linguagens por estas instituições.
Os Centros Culturais são espaços para a formação e debate sobre a cultura e a espiritualidade, onde são realizados cursos, seminários, palestras, encontros e grupos de estudos nas áreas de Teologia, Filosofia, Espiritualidade, Artes, História e Cultura, assim como grupos de convivência e celebrações.
Assessoria de comunicação:(71) 4009-6688.
Coordenador: Padre Manoel Filho (9167-1644)