"Centralidade de Cristo na vida do Oblato". Este é o tema do Encontro Nacional dos Oblatos e Oblatas Beneditinos do Brasil, que acontece na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte, MG, desde segunda-feira, dia 8.
Durante o encontro são abordadas várias questões relativas à congregação como os desafios do mundo de hoje e as respostas beneditinas; a palavra no silêncio e a pureza de coração dentro da Lectio Divina; a centralidade de Cristo na Santa Regra e da vida do Oblato, discípulo de São Bento; a importância do diálogo e a experiência monástica do diálogo inter-religioso; o Cristo na arte e a espiritualidade beneditina.
Entre os palestrantes estão: Dom Abade Filipe, do Mosteiro de São Bento de Olinda – PE; Dom Justino Sousa, do Mosteiro da Santa Cruz de Brasília – DF; Ir. Maria de Fátima Sena do Mosteiro do Salvador em Salvador – BA; Dra. Olga Sodré, professora da PUC – Rio de Janeiro – RJ e o oblato Cláudio Pastro, artista plástico de São Paulo.
Este encontro, que se encerrará na sexta-feira, dia 12, é organizado por Dom Hugo Cavalcante, prior do Mosteiro de Brasília e Assistente Espiritual Nacional dos Oblatos e pelo coordenador laico, Wanderley de Oliveira Marçal, oblato do Rio de Janeiro.