Fim de setembro

Brasil vai receber refugiados palestinos

Entre o fim de setembro e começo de outubro, São Paulo e Rio Grande do Sul receberão 117 refugiados palestinos, vítimas da violência sectária no Iraque e que atualmente vivem em campos nas fronteiras iraquianas.

Os refugiados serão reassentados e receberão ajuda para aluguel, compra de móveis e assistência material durante o período de integração no país. Receberão também aulas de português. A notícia foi dada nesse dia 12 de setembro, em Genebra, pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), "quatro meses após a decisão do governo brasileiro de receber refugiados palestinos que estão no campo de Ruwayshed, na Jordânia", informa a assessoria de comunicação da ACNUR.

Cerca de 100 palestinos também serão acolhidos pelo Chile. Segundo a ACNUR, em ambos os países, "os refugiados serão beneficiados pelo Programa de Reassentamento Solidário, implementado pelos governos com o apoio do ACNUR, de organizações não-governamentais e Igrejas".

O programa de Reassentamento Solidário é "uma estratégia conjunta de proteção aos refugiados na América Latina", informa a assessoria de comunicação da ACNUR. Foi assinado por 20 países da região, em 2004. Até o momento, os beneficiários foram vítimas do conflito colombiano. Portanto, os palestinos serão os primeiros refugiados de fora da América Latina que se beneficiarão do Programa.

Informações: (61) 3367-4187 (ACNUR Brasil) ou (61) 3340-2689 (Instituto de Migrações e Direitos Humanos).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo