Neste sábado, dia 15 de setembro, os mineiros da arquidiocese de Juiz de Fora festejam a padroeira do estado de Minas Gerais, Nossa Senhora das Dores, que também recebe o título de Nossa Senhora da Piedade.
Na Arquidiocese de Juiz de Fora, a data será lembrada com uma programação especial, principalmente nas Igrejas que levam o nome da santa.
Na Paróquia Nossa Senhora das Dores a celebração fundamenta-se na Bíblia a partir da própria palavra de Deus. A devoção parte das sete dores de Maria, simbolizando a imagem da Igreja que nos aponta para uma nova vida, superando assim as cruzes do dia-a-dia: miséria, desemprego, fome, violência.
Já na paróquia do Bairro Grama a festa começa amanhã, 14, com uma missa solene às 19 horas. No dia 15, sábado as 18 horas acontece uma procissão com a imagem da santa.
O destaque da festa é a encenação do terço luminoso. Mulheres vestindo trajes típicos e com uma vela nas mãos irão formar as dezenas do terço, as mulheres simbolizam as dores do mundo atual. Outras paróquias em honra a Nossa Senhora das Dores também estão em festa.
A devoção à Nossa Senhora das Dores deve-se muito à missão dos Servitas – religiosos da Companhia de Maria Dolorosa. A festa de Nossa Senhora das Dores foi incluída na Liturgia e no calendário católico pelo Papa Bento XIII.
Em 1958 Nossa Senhora das Dores foi decretada pelo Papa João XXIII como protetora do estado mineiro.